V Encontro Acadêmico de Química do Campus Realeza reúne cerca de 60 pessoas

Publicado em: 14 de junho de 2019 09h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2019 10h06min

Na noite desta quinta-feira (13), foi encerrada o V Encontro Acadêmico do curso de licenciatura em Química (EAQuim) do Campus Realeza. Os acadêmicos participaram de um debate acerca da luta dos povos indígenas e do enfrentamento ao racismo. Iniciado na última segunda (10), o evento contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas. A programação também incluiu minicursos abordando questões sobre ensino de ciências, cerveja artesanal, relações pessoais, eletrodeposição de metais, literatura, entre outros.

Ex-aluna na UFFS, Maiara Fantinelli falou sobre sua pesquisa no Mestrado da UEM a respeito da educação inclusiva (Ariel Tavares/UFFS)

A abertura do EAQuim foi realizada com a palestra da mestranda Maiara Fantinelli, ex-aluna na UFFS. Desenvolvendo pesquisa sobre educação inclusiva no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá, Maiara falou sobre o diagnóstico realizado com base na estrutura curricular dos cursos de licenciatura em Química nas instituições públicas da região Sul do país. O estudo verificou a presença de componentes relacionados à Educação Inclusiva, sendo que dos 37 cursos analisados, 22 possuem algo sobre o tema.

Os acadêmicos também puderam participar de oito minicursos, entre os participantes, a acadêmica Jéssica Karine Kalsing, da 7ª fase de Química, comentou sobre as atividades: “Participei do minicurso sobre eletrodeposição de metais, foi algo bastante específico da nossa área e a prática ajudou a compreender o que vemos na teoria”.

Professor Marcelo Malysz ministrando minicurso sobre cerveja artesanal (Ariel Tavares/UFFS)

Além do minicurso sobre eletrodeposição de metais, o EAQuim contou com minicursos sobre: sexualidade, competências para laboratórios de ensaios e calibrações (ABNT NBR ISO/IEC 17025), literatura na sala de aula de Química, resolução de problema no ensino de Ciências, produção de cerveja artesanal, assertividade e ansiedade no contexto universitário e relações pessoais.