Programa

O Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos – PROHAITI, criado em parceria entre a UFFS e a Embaixada do Haiti no Brasil e instituído pela Resolução nº 32/CONSUNI/UFFS/2013, é um programa que visa a contribuir com a integração dos imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. Tal acesso se dá através da oferta de vagas suplementares preenchidas por meio de processo seletivo especial.

O aluno haitiano selecionado pelo processo seletivo especial será matriculado como aluno regular no curso de graduação da UFFS e estará submetido às regras do Regulamento de Graduação.

Em janeiro de 2014, através da Portaria nº 42/GR/UFFS/2014, foi criada a Comissão Especial para Implantação do Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para estudantes Haitianos – PROHAITI, e em abril do mesmo ano, pela Portaria nº 448/GR/UFFS/2014, foi criada a Comissão Permanente de Acesso e Acompanhamento à Educação Superior da UFFS para nacionais haitianos, atualizada pela Portaria nº 84/PROGRAD/UFFS/2020.

Os campi também contam com Comissões Locais, responsáveis pelo acompanhamento do programa no âmbito do campus:

Campus Cerro Largo: Portaria nº 85/PROGRAD/UFFS/2020

Campus Chapecó: Portaria nº 86/PROGRAD/UFFS/2020

Campus Erechim: Portaria nº 87/PROGRAD/UFFS/2020 

Campus Laranjeiras do Sul: Portaria nº 105/PROGRAD/UFFS/2019

Campus Realeza: Portaria nº 88/PROGRAD/UFFS/2020

 

INGRESSO

O PROHAITI teve seu primeiro processo seletivo lançado em março de 2014 e oportunizou o acesso de 27 estudantes haitianos em cursos de graduação ofertados pela Universidade. Ao longo dos anos, foram ofertadas dezenas de vagas em processos seletivos, para entradas anuais, sendo que atualmente, há 206 estudantes haitianos com matrícula ativa (ingresso pelo PROHAITI), distribuídos da seguinte forma:

Campus Cerro Largo – 3

Campus Chapecó – 159

Campus Erechim – 19

Campus Laranjeiras do Sul – 17

Campus Realeza – 8

Já foram graduados 5 alunos, matriculados em cursos do Campus Chapecó. 

*Dados referentes a agosto/2021.