Domínios Formativos

 

O currículo dos cursos de graduação da UFFS é constituído de um corpo de conhecimentos organizados em três Domínios Formativos: Comum, Conexo e Específico.

 

Segundo o atual Regulamento da Graduação (Resolução 4/2014 - CONSUNI/Câmara de Graduação):


Entende-se por Domínio Comum o conjunto de componentes curriculares, dos quais todos os cursos de graduação da UFFS devem adotar o mínimo 420 horas e o máximo 660 horas, com o objetivo de promover:

a) a contextualização acadêmica: desenvolver habilidades e competências de leitura, de interpretação e de produção em diferentes linguagens que auxiliem a se inserir criticamente na esfera acadêmica e no contexto social e profissional;

b) a formação crítico social: desenvolver uma compreensão crítica do mundo contemporâneo, contextualizando saberes que dizem respeito às valorações sociais, às relações de poder, à responsabilidade socioambiental e à organização sociopolíticoeconômica e cultural das sociedades, possibilitando a ação crítica e reflexiva, nos diferentes contextos.

O Domínio Comum de cada Curso deve, obrigatoriamente, respeitar a destinação de, no mínimo, 40% de sua carga horária para cada um dos Eixos de Formação.

Acesse: Domínio Comum (ano 2012) Documento Final e Ementários dos componentes curriculares do Domínio Comum


Entende-se por Domínio Conexo o conjunto de componentes curriculares situados na interface entre áreas de conhecimento, objetivando a formação e o diálogo interdisciplinar entre diferentes cursos, em cada Campus.

Acesse: Quadro com as Resoluções do Domínio Conexo de cada campus.


Entende-se por Domínio Específico o conjunto de componentes curriculares identificados como próprios de um determinado curso, objetivando prioritariamente a formação profissional.