Reconhecimento Institucional de Coleções Biológicas Científicas

Normatização

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA

Título Descrição
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 42/PROPEPG/UFFS/2021 Estabelece procedimentos para o reconhecimento institucional de Coleções Biológicas Científicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul, no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
  
MAPA DO PROCESSO:
 

MAPA DE PROCESSO Nº 103/EP/UFFS/2022

Cadastramento de Coleção Biológica - SISGEN

COLEÇÕES RECONHECIDAS:

A Coleção Entomológica UFFS-RE foi iniciada em 2014, tendo como principal fonte de material as pesquisas realizadas no sudoeste do Paraná pela Profª Adelita Linzmeier, sua atual curadora, e institucionalizada pela Portaria nº 91/PROPEPG/UFFS/2021, de 09 de dezembro de 2021. Originalmente o material ocupava o mesmo espaço da coleção didática. No entanto, como coleções didáticas e coleções científicas possuem finalidades e especificidades distintas, estas devem ser mantidas separadas. Então, foi disponibilizado um novo espaço onde os armários doados pela UFPR setor Palotina e gavetas doadas pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul comportam o material desta coleção.
A coleção ainda é pequena, com aproximadamente 5.000 exemplares alfinetados, onde predomina Coleoptera (besouros) em especial os da família Chrysomelidae. Porém, a partir de material de pesquisas, coletas esporádicas, coletado por estudantes e material recebido para identificação de diversos lugares e instituições o acervo tem sido ampliado. Com isso, além de manter e ampliar um acervo que seja representativo principalmente da entomofauna do Sudoeste do Paraná, servindo de fonte de informação para pesquisadores, temos como objetivo a informatização e disponibilização online das informações dos exemplares contribuindo para ampliar o conhecimento da biodiversidade brasileira.

A coleção visa, além de ser um repositório de material entomológico da região, contribuindo em atividades de pesquisa, ensino e extensão, prestar serviço de identificação de material em especial de Chrysomelidae.

Contato: adelita.linzmeier@uffs.edu.br

 

O que é uma Coleção Biológica ou Herbário?
Herbário é um conjunto de espécimes vegetais que, prensados e secos, contendo informações sistemáticas e de coleta da amostra, são dispostos segundo a sequência de uma classificação taxonômica e podem ser utilizados como referência a outros estudos científicos.
São importantes para conservar espécies, subsidiando pesquisas e para fins de estudo, educação e apreciação.
Como funciona um herbário?
Um herbário é útil para que consigamos informações confiáveis e oficiais sobre descrição, classificação e organização destas espécies no Reino Plantae. Ele funciona dentro de instituições permanentes, como Universidades e Institutos, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade para consulta.
Qual a principal função de um herbário?
A principal função de um herbário é abrigar fragmentos ou amostras com flores, com frutos, lenhos, sementes, etc.
O conhecimento sobre as características das espécies vegetais que estão nos livros são dados pelas informações contidas em herbários. Eles servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas.
Os herbários também podem servir de base para elaboração de floras e estudos de biodiversidade, fornecendo dados como subsídios para indicação de áreas a serem preservadas. Ainda, auxiliam com informações para a recuperação de áreas degradadas.
Desde quando existe o herbário da UFFS?
A Coleção Biológica Realeza, acrônimo REAL foi criada em setembro de 2014 a partir a organização das coletas dos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física, que hoje estão representados os municípios do sudoeste do Paraná composto por 42 municípios e tem informatizado mais de 1.800 espécimes.
Onde fica a Coleção Biológica Realeza?
Localiza-se na sala 101 do prédio Laboratório 1, campus Realeza, na Av. Edmundo Gaievski, 1000, município de Realeza-PR.

VISUALIZAR NO GOOGLE MAPS
Quais as principais atividades da Coleção Biológica – Plantas REAL?
A Coleção Biológica Realeza – Plantas tem como função a ampliação das coleções de plantas, em especial no sudoeste do Paraná. Estes trabalhos são efetuados por meio de estudos realizados na própria universidade, por professores/pesquisadores, alunos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso, e através de permutas realizadas entre herbários, servindo de documentação da flora estadual e regional. Entre outras atribuições da Coleção Biológica- REAL, destacam-se:
-servir de base para identificação de plantas;
-organizar, conservar e manter o seu acervo;
-oferecer apoio e suporte a atividades de ensino, pesquisa e extensão;
-atender à comunidade, através de prestações de serviços como identificações botânicas e inventários florestais.

Contato: berta.villagra@uffs.edu.br

A Coleção está cadastrada no SiBBr e os dados disponibilizados podem ser acessados em:
https://collectory.sibbr.gov.br/collectory/public/show/dr270 

 

 

COLEÇÃO DE LEVEDURAS DO LABBIOLEV - UFFS CAMPUS CHAPECÓ 

As leveduras são os microrganismos mais amplamente empregados pela indústria, sendo indispensáveis para a produção de pães, bebidas, fármacos e biocombustíveis. No mundo todo, esses fungos unicelulares respondem por uma receita anual que supera o montante de US$ 1,0 trilhão. A coleção de leveduras do LabBioLev é composta de linhagens de diferentes espécies, isoladas de diversos substratos e ambientes naturais. A equipe do laboratório, coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Alves, já isolou leveduras de amostras de solo, restos vegetais, folhas, frutos e flores coletadas em ambientes rurais, florestas e restingas. Mais recentemente, a coleção do LabBioLev passou a contar também com leveduras isoladas da microbiota de insetos associados a plantas (lagartas, abelhas e besouros).

 

 

PORTARIAS:

Título  Descrição
PORTARIA Nº 207/PROPEPG/UFFS/2023

Reconhece institucionalmente a Coleção Biológica Científica, intitulada “Coleção de Leveduras do LabBioLev - UFFS Chapecó” e define curadoria. 

PORTARIA Nº 91/PROPEPG/UFFS/2021

Reconhece institucionalmente a Coleção Biológica Científica, intitulada “Coleção Entomológica UFFS-RE” e define a curadoria.

PORTARIA Nº 92/PROPEPG/UFFS/2021

Reconhece institucionalmente a Coleção Biológica Científica intitulada “Coleção Biológica Realeza – REAL” e define a curadoria.