Comissão encerra processo de autoavaliação institucional ano-base 2014

Publicado em: 17 de março de 2015 09h03min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 14h01min

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFFS promoveu encontro na terça-feira (17) para apresentar os dados reunidos e a metodologia aplicada na constituição do Relatório de Autoavaliação Institucional Ano-Base 2014. O documento disponibiliza informações referentes a 47 indicadores institucionais e 37 indicadores dos cursos de graduação, reunidas por meio de análise documental e pesquisa institucional envolvendo a comunidade universitária durante o segundo semestre de 2014.

Para marcar o final do trabalho realizado durante o decorrer do ano que passou, os membros da CPA fizeram a entrega simbólica do documento ao vice-reitor, Antônio Inácio Andrioli, e à pesquisadora institucional, Cecília Inês Duz de Andrade.

No entendimento da presidente da Comissão, professora Sandra Nogueira, o Relatório faz um mapeamento anual das condições já existentes em relação à infraestrutura, ao quadro de servidores, aos cursos em andamento e a outros diversos aspectos da vida da instituição. “O Relatório de Autoavaliação Institucional pode funcionar como uma importante ferramenta de gestão institucional”, avalia Sandra.

A presidente da CPA destaca ainda o crescente envolvimento da comunidade universitária no processo de autoavaliação. Em 2013 pouco mais de trezentos questionários foram respondidos, já em 2014 foram contabilizados 2.004 respondentes da pesquisa, entre servidores docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

De acordo com a pesquisadora institucional da UFFS, Cecília Inês Duz de Andrade, os dados constantes no relatório servem de base para todos os processos avaliativos realizados pelo MEC, tanto para a avaliação periódica dos cursos ofertados quanto para o recredenciamento da Instituição junto ao Ministério da Educação. “As informações do relatório, postadas no sistema e-mec, ficam disponíveis a partir de agora para consulta das comissões de avaliação”, informa Cecília.

Ainda para o primeiro semestre de 2015, a CPA pretende promover encontros nos seis campi da UFFS com toda a comunidade universitária para apresentar um balanço do trabalho realizado nesses dois anos de atuação.

A Comissão

A CPA é constituída de representantes dos docentes, dos servidores técnico-administrativos, dos discentes e da comunidade externa dos campi da UFFS, com mandato de dois anos. A comissão é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo de Avaliação Institucional da UFFS, bem como pela sistematização e prestação de informações para subsidiar as avaliações do INEP/MEC e as políticas da UFFS.

A atual gestão da CPA encerra as atividades na metade do ano de 2015, quando haverá nova eleição dos membros.