Aberta seleção de discentes e supervisores para o PIBID
Estudantes de licenciaturas e professores da Educação Básica têm até o dia 28 de outubro para realizar suas inscrições

Publicado em: 15 de outubro de 2024 09h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2024 14h10min

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFFS divulgou recentemente dois editais, destinados à seleção de estudantes de licenciaturas e professores da Educação Básica interessados em compor o cadastro de reserva dos subprojetos institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os subprojetos envolvidos são dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza.

Conforme informado pelos editais, os candidatos aprovados preencherão cadastro de reserva e poderão ser convocados para assumir as vagas disponíveis assim que a UFFS receber os recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) para o pagamento das bolsas. Para estudantes a bolsa é de R$ 700,00 e para docentes/supervisores é de R$ 1.100,00.

Estudantes

O estudante interessado em participar do processo seletivo deve estar regularmente matriculado em curso de licenciatura, na área do subprojeto (lista de subprojetos participantes está disponível no item 2 do Edital n° 44/PROGRAD/UFFS/2024), comprovar um bom desempenho acadêmico, por meio do histórico escolar, e ter disponibilidade para se dedicar às atividades do PIBID, que terão uma carga horária semanal de 10 horas, planejadas junto com o supervisor e o coordenador de área.

Caso o discente tenha algum vínculo empregatício ou realize estágio remunerado, poderá ser bolsista do PIBID, desde que não possua relação de trabalho com a UFFS ou com a escola em que irá atuar. A única exceção são os estudantes de licenciatura em Educação do Campo, para os quais será admitido o vínculo empregatício ou estágio remunerado com a escola em que serão desenvolvidas as atividades do subprojeto.

A inscrição deverá ser realizada até o dia 28 de outubro, por meio do sistema Moodle Acadêmico, conforme as orientações do item 5 do Edital n° 44/PROGRAD/UFFS/2024. Para a seleção dos candidatos será realizada a análise da Carta de Intenções, enviada junto à documentação de inscrição. O resultado preliminar será divulgado a partir de 1° de novembro e o resultado final a partir de 4 de novembro.

Supervisor

Para participar da seleção para supervisor o candidato deve comprovar efetivo exercício do magistério da Educação Básica, em escola habilitada para receber o componente curricular específico do PIBID/UFFS, comprovar experiência mínima de dois anos no magistério da Educação Básica e ser licenciado em área que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto (a relação de subprojetos participantes consta no item 2 do Edital n° 45/PROGRAD/UFFS/2024).

Os procedimentos necessários para a inscrição, que deverá ser feita até o dia 28 de outubro, são informados no item 4 do Edital n° 45/PROGRAD/UFFS/2024. A seleção dos candidatos será feita com base na Carta de Intenções, enviada junto à documentação de inscrição. De acordo com o cronograma da seleção, a partir do dia 1° de novembro deve ser divulgado o resultado preliminar e a partir de 4 de novembro o resultado final.

No item 3 do Edital n° 45/PROGRAD/UFFS/2024 são informadas as atribuições do supervisor, dentre as quais estão: acompanhar, supervisionar e avaliar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência na escola parceira; orientar a elaboração de relatórios, relatos de experiência ou outros registros de atividades dos bolsistas; e auxiliar na elaboração de materiais didático-pedagógicos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades do subprojeto.

Links para os editais

Estudante - Edital n° 44/PROGRAD/UFFS/2024