Abertura do I SEPE contou com presença de fundações de apoio à pesquisa

Publicado em: 17 de novembro de 2011 07h11min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

Abertura do I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aconteceu de modo integrado com os cinco campi da instituição na manhã de quinta-feira dia 17. O evento de abertura foi uma mesa-redonda com dirigentes da Fundação Araucária, do Paraná, e da Fapesc, em Santa Catarina.

“As políticas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação no Sul do Brasil” foi o tema da mesa-redonda com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargione, acompanhado da diretora científica da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Jackelyne Correa Veneza. Ambos fizeram um apanhado do trabalho das duas instituições de fomento à pesquisa situadas na região sul do país, bem como da situação da pesquisa nos dois estados e das recentes parcerias com órgãos federais como CNPq e Capes para incremento e qualificação de novos projetos e programas.

Durante a apresentação dos convidados, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, falou que o I SEPE e os que virão à frente são oportunidades de apresentar os trabalhos em andamento na instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “As apresentações servem para dizer o que se está fazendo e construir uma rede de estímulos. É preciso que a comunidade acadêmica avance nas suas ações para melhorar a vida das pessoas”, mencionou Giolo.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador do I SEPE, Joviles Vitório Trevisol, o evento, como espaço de socialização e integração acadêmica, tem dimensão claramente formativa. Para Trevisol, “o Seminário não acontece apenas para apresentação de trabalhos, tem uma dimensão importante do processo de consolidação da UFFS, enquanto universidade pública federal, em que a pesquisa e a extensão aliam-se ao ensino, qualificando-o progressivamente”.