Abertura do Projeto Fortalecimento da Juventude Rural no Oeste de SC será no dia 06 de julho

Publicado em: 02 de julho de 2015 09h07min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 15h01min

Será realizada, na próxima segunda-feira, dia 06, a abertura do Projeto “Fortalecimento da Juventude Rural na Região Oeste de Santa Catarina”, oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto de pesquisa e extensão oferecerá capacitação a jovens que atuam na agricultura familiar da região, em duas linhas prioritárias: fomento à organização para o acesso da juventude a mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e o apoio a processos de gestão administrativa de grupos, associações e cooperativas de jovens assentados/agricultores familiares e comunidades tradicionais. No total são 48 jovens, que tem entre 15 e 29 anos, envolvidos no projeto, oriundos de 18 municípios da região Oeste de Santa Catarina.

De acordo com o coordenador do Projeto, professor Valdecir Zonin, “além de 10 oficinas, cada uma com dois dias de duração, a serem realizadas no Campus Chapecó, durante os dois anos do projeto, haverão oficinas nos municípios de origem dos jovens, que envolverão as prefeituras municipais (educação e agricultura) e rodadas de negociações, onde os jovens podem exercitar as questões de comercialização da produção e as condições necessárias para venda, gestão da produção, etc”.

O objetivo central, segundo Zonin, é “motivar os jovens para conhecerem e aprofundarem formas de acessar mercados institucionais como, por exemplo, a produção e venda de matérias primas para programas como Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Estes jovens auxiliarão na condução de pesquisas da situação geral destes programas "institucionais" nos municípios, o que ajudará a UFFS entender melhor seu funcionamento, possibilitando reorganizar os sistemas de produção”.

Confira a programação do evento:

9h30 – Abertura.

10h30 – Mesa Redonda 1: Segurança Alimentar e Nutricional – perspectivas e desafios da agricultura familiar nos mercados institucionais.

Presenças:

- Antônio Inácio Andrioli – Reitor em Exercício, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS;

- Dirceu Dresch – Deputado Estadual – segmento Agricultura Familiar SC;

- Alexandre Bergamin – Coordenador Estadual da FETRAF SUL/SC;

- Sandra Bergamin – Representante da UNICAFES/SC;

- Valdecir José Zonin – Coord. Geral do projeto, professor curso de Agronomia/UFFS.

12h15 – Almoço – RU/Campus da UFFS.

13h30 – Reinício das atividades – Mística.

14h– Mesa redonda 2 - Juventude, sucessão das unidades familiares e o desenvolvimento territorial.

Presenças:

- Severine Carmem Macedo – Diretora do departamento de ações de desenvolvimento territorial da SDT/MDA.

- Jucimara Meotti Araldi – Coordenadora Juventude Fetraf/SC e Coordenação de Núcleos de Pesquisa / Projeto.

- Willian Simões – Coord. Pedagógico do projeto, professor curso de Geografia/UFFS.

16h30 – Perguntas, debates e interação.

17h – Encerramento.