Acessibilidade no ensino superior é tema de palestra na UFFS

Publicado em: 16 de setembro de 2011 09h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

"Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior: vivências, desafios e perspectivas” é o tema da palestra que será realizada no dia 19 de setembro, próxima segunda-feira, às 14h30min, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O evento é aberto à comunidade externa e será transmitido por videoconferência aos demais campi (Chapecó/SC, Cerro Largo/RS, Laranjeiras do Sul e Realeza/PR).

O evento tem como objetivo promover o debate em relação à inclusão e acessibilidade, temas atuais e que demandam também das universidades uma atenção especial. A UFFS possui estudantes matriculados com diversas necessidades especiais, nos seus cinco campi, e esse fato exige uma preparação institucional, que está sendo construída.

A palestra será proferida pela professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial noturno no Centro de Educação, Nara Joyce Wellausen Vieira. Nara é também presidente da Comissão de Acessibilidade e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação, na Universidade Federal de Santa Maria, além de sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), e sócia e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD).

De acordo com o diretor de políticas de graduação, Elsio José Corá, a palestra é mais uma atividade realizada pela Diretoria de Políticas de Graduação da UFFS para a efetivação de uma política de acessibilidade na UFFS. Para isso, tem sido elaboradas e desenvolvidas reuniões, discussões, visitas técnicas, entre outras estratégias que visam facilitar o ingresso de alunos com deficiência nos cursos de graduação, bem como acolhê-los ao longo da caminhada acadêmica. “Estão sendo elaborados mini-cursos sobre temas específicos para capacitação do corpo docente e técnico-administrativo da Universidade, com foco nos seguintes temas: libras instrumental, metodologia do ensino de surdos, metodologia do ensino de deficientes visuais e atendimento à pessoa com deficiência visual, entre outros”, ressaltou.