Aluno apresenta TCC sobre marca da UFFS

Publicado em: 14 de dezembro de 2009 07h12min / Atualizado em: 16 de março de 2017 17h03min

Florianópolis – A marca e a identidade visual da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foram tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de graduação de Design Gráfico da UFSC, Tiago Moritz, 24 anos. Tiago participou da criação realizada pela equipe da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), coordenada pelo designer gráfico Vicenzo Berti.

A apresentação do TCC foi assistida pela orientadora, professora Renata da Silva Kruccer; pela banca, constituída pelos professores Richard Perassi Luiz de Souza e Marília Matos Gonçalves; pelo reitor da UFFS, Dilvo Ristoff; e pelo coordenador do Sistema de Identidade Visual da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vicenzo Berti, no dia 9 de dezembro.

Tiago ressaltou que o símbolo da chama verde tripartite ascendente representa os princípios que nortearão o funcionamento da nova instituição. O fogo representa uma das primeiras descobertas tecnológicas da humanidade, a sabedoria e a força. As três labaredas também têm um forte significado. Remetem ao comprometimento da UFFS de se transformar em pólo de referência entre as universidades federais do país ao centrar suas atividades no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para uma atuação de qualidade nesses segmentos, será indispensável o envolvimento dos três agentes da comunidade acadêmica, formada por estudantes, professores e técnicos. Além disso, a nova instituição funcionará, a partir do ano letivo de 2010, nos campi localizados nos três estados da região Sul do país.

Para o uso adequado da marca, foi criado o Manual de Identidade Visual da UFFS, que será utilizado nos materiais confeccionados pela universidade, desde a sinalização interna e externa, até o vestuário, identificação da frota de veículos e papelaria.

A banca ressaltou a importância da pesquisa realizada por Tiago para aproximar a representação gráfica dos ideais da UFFS. O reitor, Dilvo Ristoff, afirmou que, desde o início, priorizou a criação de uma marca para a UFFS por entender que ela ajuda a divulgar a identidade da instituição e porque é mais fácil assegurar o seu uso correto por toda a comunidade universitária quando se tem, desde o início, orientações claras e bem definidas. A marca da UFFS foi aprovada pela Comissão de Implantação da UFFS no dia 29 maio deste ano.