Aluno que fez o Enem está apto a concorrer às vagas da UFFS

Publicado em: 09 de dezembro de 2009 08h12min / Atualizado em: 16 de março de 2017 17h03min

Chapecó/Realeza – Os estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no sábado e no domingo, e que tiverem interesse em participar da seleção para os cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terão até as 23h59min do dia 15 de janeiro para se inscrever para o ano letivo de 2010. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.uffs.ufsc.br.

A universidade oferece 2.160 vagas em 42 cursos nos campi de Chapecó, Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul PR) e Realeza (PR). As notas obtidas nas provas do Enem/2009 – objetivas e de redação – e o número de séries do ensino médio que o candidato cursou com aprovação em escola pública serão a base para o ingresso na UFFS. O candidato que obtiver nota igual a zero em qualquer uma das provas do Enem ou nota inferior a 30 na Redação será automaticamente excluído do processo seletivo.

O fato de existir seis universidades na região Sul do Brasil, entre elas a UFFS com campi nos três estados, que selecionarão seus alunos pela nota do Enem pode explicar o grande número de inscritos no Exame, com um percentual 59% superior ao número de alunos que concluíram o ensino médio. Estavam inscritos ao Enem 605.779 estudantes e a previsão é de que 379.753 devem concluir o ensino médio neste ano. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não calculou, ainda, a abstenção no Enem em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Apenas divulgou a média nacional dos que faltaram no sábado que foi de 37,7%. O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, afirmou que, independente da abstenção, haverá um número bastante significativo de concorrentes nos três estados do Sul.

Em Chapecó, sede da UFFS, e onde serão oferecidas 900 vagas na graduação, 5.277 alunos estavam inscritos no Enem, que foi realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e nas Escolas de Ensino Básico Geni Comel, Ernesto Bertaso e Tancredo Neves. No primeiro dia, a taxa de abstenção foi de 31%. No segundo dia, o número de faltantes chegou a 1.939 estudantes.

A estudante Maria Luiza Coppi, 22 anos, pretende estudar psicologia, mas enquanto não existir o curso em Chapecó ela já fez a sua opção. “Vou tentar Administração pela UFFS, pois já trabalho na área”, afirmou. A acadêmica Camila Saremba é mais uma das candidatas à nova Universidade Federal. Ela cursa Zootecnia, mas quer estudar Medicina Veterinária. “Vou fazer tudo o que for preciso para conseguir entrar na federal, mesmo que para isso tenha que ir morar em outra cidade, longe dos meus pais”, ressaltou. Para Camila, a implantação da UFFS na região é muito importante, pois além dos novos cursos vai promover o setor econômico, a infraestrutura e o comércio na região. “Só temos a ganhar com isso”, avaliou.

O estudante da segunda série do Ensino Médio Pablo Lovera, 17 anos, fez as provas do Enem para ganhar experiência. “Assim, vou poder me preparar melhor para conquistar uma vaga na UFFS no ano que vem”, disse.

Em Realeza (PR), os estudantes John Pocorni, 16, Pamela Binda, 17, e Julio Cezar Fischborn, 16, do Colégio Estadual Doze de Novembro, fizeram o Enem, e avaliaram o grau de dificuldade de médio para difícil. “O exame estava mais difícil que os vestibulares que fizemos.” Para eles, o tempo da prova foi suficiente, mas reclamaram da quantidade de questões com textos extensos. Mas, apesar disso, confiam no bom desempenho. Os três já estão inscritos para tentar ingressar na UFFS. Pocorni vai disputar uma das 150 vagas de Ciências, ênfase em Química. Os outros dois colegas pretendem ingressar no curso de Veterinária.