Audiências públicas nos cinco campi debatem desenvolvimento regional e papel da UFFS

Publicado em: 09 de maio de 2013 08h05min / Atualizado em: 28 de março de 2017 08h03min

Inicia na próxima sexta-feira (10) um ciclo de audiências públicas nos cinco campi da Universidade Federal da fronteira Sul (UFFS). Os eventos são organizados pelo Conselho Estratégico Social (CES) e tem como principais objetivos debater o papel da UFFS nas regiões de abrangência, bem como a forma de desenvolvimento desejada nessas comunidades. As audiências serão abertas à participação da comunidade universitária e externa e vão funcionar como preparação à II Audiência Pública da UFFS, a qual acontece no Campus Erechim, no dia 15 de junho.

Conforme Cleber Ceccon, presidente da Comissão Organizadora da II Audiência Pública e vice-presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, as audiências preparatórias nos cinco campi vão possibilitar um maior envolvimento e participação das comunidades, já que os dados colhidos durante os encontros serão reunidos e as propostas encaminhadas para discussão na Audiência Pública em Erechim. “Dessa forma, acreditamos que será mais fácil organizar as atividades em torno de algumas propostas já consensuadas nos encontros nos campi”, avalia Ceccon.

Em relação ao momento para a realização das audiências públicas, o vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andrioli, diz que uma das discussões recorrentes deve girar em torno da consolidação da instituição, depois de mais de três anos de funcionamento, ao mesmo tempo em que inicia o seu processo de expansão. Conforme Andrioli, estas perspectivas se fundem nas expectativas de desenvolvimento alimentadas tanto pela comunidade universitária, quanto pelas populações das regiões onde a UFFS está instalada. “Nessa ótica é importante que haja um conjunto de debates que tragam o fortalecimento das organizações sociais”, opina.

Cleber Ceccon também endossa a opinião do vice-reitor da UFFS. Para ele, “um dos papéis da Universidade é promover o desenvolvimento das regiões, mas numa perspectiva ética e sustentável. As audiências serão um momento privilegiado para tecermos um perfil do tipo de formação neste contexto de desenvolvimento”.

Agenda das Audiências Públicas preparatórias nos campi da UFFS

Campus Chapecó