Auxílios financeiros contribuem para permanência dos estudantes na UFFS

Publicado em: 02 de abril de 2013 08h04min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

Desde que iniciou as atividades acadêmicas, em 2010, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem demonstrado preocupação em criar condições financeiras para os estudantes de graduação permanecerem na instituição. Uma destas formas encontradas foi a de disponibilizar aos estudantes alguns auxílios e bolsas ofertadas durante a permanência do estudante na instituição.

Com esta intenção, recentemente a UFFS publicou dois editais. O Edital Nº 082/UFFS/2013 – Processo Seletivo para Auxílios Socioeconômicos, e o Edital Nº 092/UFFS/2013 – Bolsa Esporte. O primeiro diz respeito à seleção de estudantes com possibilidade de requerer auxílios socioeconômicos, que englobam os auxílios permanência, moradia, transporte e alimentação.

Nesta modalidade, o estudante interessado necessita efetuar, primeiramente, um cadastro socioeconômico no Setor de Assuntos Estudantis (SAE) no campus onde está matriculado. Depois dos dados analisados, pode solicitar os auxílios conforme o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS). Para isso, os estudantes precisam inscrever-se em datas estipuladas mensalmente. Para o mês de abril, o prazo para inscrições vai até o dia 15. Conforme dados da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE), os investimentos da UFFS para concessão destes auxílios durante o ano de 2012 foi pouco mais de R$ 2,2 milhões.

Incentivo à prática esportiva

Outro edital que está em andamento é o que concede bolsa esporte a estudantes de graduação, com objetivo de promover a integração acadêmica e estimular hábitos saudáveis, a partir da inserção do estudante de graduação em atividades esportivas, contribuindo para a formação integral do universitário. Conforme o edital, serão concedidas 70 bolsas no valor mensal de R$ 400, durante o período de sete meses, com início em maio.

Os estudantes interessados em uma das bolsas podem fazer as inscrições no período de 15 a 26 de abril, no Setor de Assuntos Estudantis do seu campus. Estão disponíveis bolsas para as modalidades esportivas de basquetebol, futebol de campo, futebol 7, futsal, handebol, atletismo, voleibol, xadrez. O resultado final será conhecido no dia 2 de maio.