Campus Chapecó realiza etapa local da Conferência de Licenciaturas

Publicado em: 25 de junho de 2015 09h06min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 15h01min

Foi realizada, na tarde de quarta-feira (24), no Campus Chapecó, a etapa local da Conferência das Licenciaturas da UFFS. Conforme o regimento da Conferência, esta é uma etapa de avaliação do processo de implantação dos cursos de licenciaturas na UFFS e de apontamento de eixos temáticos para construção de princípios, diretrizes e ações para a política de formação inicial e continuada de professores da UFFS. O tema geral da Conferência é “Construindo Diretrizes para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores e o Fórum das Licenciaturas”.

Estiveram reunidos no campus a comunidade acadêmica e regional. Os representantes presentes, tanto da Instituição como de órgãos ligados à educação regional, foram divididos em grupos de trabalho para debater os seguintes eixos temáticos: a) Projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) das licenciaturas: consistência, fragilidades, inovação pedagógica, perfil do egresso, entre outros aspectos; b) Política de ingresso/permanência, evasão e retenção: avanços e fragilidades; c) Quadro docente das licenciaturas: titulação, produção, política e ações de formação continuada dos professores das licenciaturas na UFFS; d) Gestão pedagógica dos cursos de licenciatura: o papel do NDE, dos colegiados e do coordenador de curso; e) A relação das licenciaturas com a Educação Básica e com a comunidade regional: estágios, extensão, formação continuada, pesquisa, PIBID, entre outros.

De acordo com o diretor de Organização Pedagógica, Derlan Trombeta, agora os GT´s trabalharão nesses eixos. “O objetivo dos trabalhos nos GT´s é, a partir dos documentos já disponíveis durante esses cinco anos de caminhada das licenciaturas na UFFS, apontar temáticas em cima das quais queremos construir a política de formação inicial e continuada de professores. Eles farão um diagnóstico e demonstrarão que pontos precisam ser aprofundados para construir a política”, afirma.

Trombeta comenta que os trabalhos dos GT´s seguem até meados de setembro, quando deve ser realizada uma plenária final para apresentação das reflexões realizadas.

Segundo o pró-reitor de graduação, João Alfredo Braida, essa etapa “demarca o início das atividades da conferência que, esperamos, envolva fortemente toda a comunidade universitária e a comunidade regional, em especial aqueles vinculados às redes municipais e estaduais de educação básica. Esperamos que este movimento possibilite a construção de um projeto de formação de professores para a educação básica, que contribua para consolidar a UFFS como fator de transformação da realidade educacional regional e do país.”.

A Conferência das Licenciaturas, biênio 2015/2016, promovida pela PROGRAD através do Programa Prodocência, tem como objetivo geral elaborar um documento-referência para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS e criar o Fórum das Licenciaturas

Cronograma

No dia 10 de junho o Campus Realeza também realizou a etapa local da conferência. Agora, os próximos campus a realizar sua etapa são:

Campus Erechim – 08 de julho

Campus Cerro Largo – 12 de agosto