Campus Chapecó sedia evento com participação de cerca de 400 professores
Seminário contou com conferência, apresentações e relatos de experiências pedagógicas realizadas por professores em escolas municipais

Publicado em: 21 de julho de 2023 14h07min / Atualizado em: 21 de julho de 2023 16h07min

Cerca de 400 professores participaram nos dias 18 e 19 de julho do III Seminário Regional de Implantação do Currículo Regional da AMOSC: Práticas Interdisciplinares realizado no Campus Chapecó. O evento faz parte de um projeto de extensão com foco na formação continuada de professores que atuam no ensino fundamental das redes municipais de educação promovido pela parceria entre a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Unochapecó e UFFS.

A conferência de abertura do evento, intitulada “Cenários e estratégias para desenvolver uma aprendizagem criativa, humanista e digital no contexto atual da escola”, foi ministrada pelo professor José Moran e mediada pela professora Rosane Rossato Binotto, da UFFS. A mesa de encerramento contou com reflexões e proposições de trabalho pedagógico para fomentar a articulação entre escola, lugares e territórios de vida e os processos de ensinar e aprender. A professora Adriana Maria Andreis, da UFFS, apresentou o projeto Nós-Propomos, em diálogo com professoras da rede municipal de Planalto Alegre. Já o professor Alexandre Matiello, também da UFFS, falou sobre o tema “Territórios educativos em uma educação do ambiente construído”.

Durante o evento foi apresentada a experiência de elaboração do caderno de orientação metodológica da área de Linguagens, com a participação das professoras Angela Zamoner (Rede Municipal de Educação de Caxambu do Sul), Daiane Zamoner (Rede Municipal de Educação de Chapecó), Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues (Unochapecó) e Rosane Meneghetti (Unochapecó). O caderno tem como objetivo contribuir no processo de implantação do Currículo Regional da AMOSC, trazendo reflexões e aportes teórico-conceituais das áreas do conhecimento, mas compromissado com a prática pedagógica, as aprendizagens e o desenvolvimento humano integral dos estudantes.

Foram apresentados, ainda, cerca de 40 relatos de experiências pedagógicas realizadas por professores nas escolas municipais em que atuam. A socialização de conhecimentos, saberes e fazeres pedagógicos, em uma perspectiva interdisciplinar, esteve presente em todo o evento. Os relatos buscaram ressaltar temas trabalhados, habilidades/objetivos de aprendizagem, estratégias metodológicas promovidas, critérios e instrumentos de avaliação.

De acordo com William Simões, professor do curso de Geografia do Campus Chapecó e um dos coordenadores do evento, “longe dos pacotes prontos e receitas milagrosas, o compromisso desse trabalho sempre foi o de contribuir para o fortalecimento da educação pública de gestão pública e a formação humana em uma perspectiva emancipatória, respeitando a docência e a potência de suas práticas cotidianas. Respeitando os direitos da infância e da adolescência a uma educação escolar afetiva, humana, crítica, emancipadora e livre de preconceitos”.