Campus Erechim: Programa de Extensão promoverá atividades voltadas à inclusão
O Programa é composto por três projetos de Extensão e voltado à formação de servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da rede pública escolar e universitária, bem como todos aqueles que têm interesse no tema.

Publicado em: 09 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 09 de março de 2017 00h03min

O Programa de Extensão “Processos Formativos para a Inclusão” da UFFS – Campus Erechim, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, ofertará, no decorrer de 2017, uma série de atividades referentes ao tema “inclusão”.

O projeto “Interculturalidade e Inclusão”, coordenado pela docente Adriana Loss, desenvolverá, mensalmente, encontros nos quais ocorrerão palestras, leituras, análises de filmes e debates acerca de temas como preconceito racial, discriminação à mulher, deficiências, homofobia, entre outros. Os encontros ocorrerão no Auditório do Bloco dos Professores da UFFS – Campus Erechim, das 17h às 19h, nas seguintes datas: 15/03, 12/04, 17/05, 14/06, 16/08, 13/09, 19/10 e 22/11. Contato para mais informações no e-mail adriloss@uffs.edu.br.

Coordenado pelo professor Fábio Aparecido da Costa, o projeto “Construindo Cidadania em Situação de Vulnerabilidade Social” ofertará, no Centro de referência de Assistência Social (CRAS), de Erechim, oficinas de formação socioeducativas e intercultural para indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O projeto visa a reeducação cultural, alimentar e medicamentosa, com a produção de hortas agroecológicas e coletivas em espaços urbanos e a difusão de plantas alimentícias não convencionais e medicinais. As atividades de horticultura agroecológica serão desenvolvidas com o auxílio do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Os encontros serão realizados nos dias 13/03, 10/04, 08/05, 12/06, 14/08, 11/09, 09/10 e 13/11, das 13h às 17h, no CRAS. Para mais informações o contato é fabio.costa@uffs.edu.br.

Já o projeto “Formação Continuada em Educação do Campo com Ênfase na Organização do Trabalho Pedagógico”, coordenado pela docente Solange Todero Von Onçay, promoverá encontros para estudo teórico-práticos na perspectiva de tecer diálogos que possibilitem reconhecer, apreender, problematizar e sistematizar processos coletivos envolvendo a escola do campo e seu cotidiano. As atividades referentes ao projeto acontecerão nos dias 17/03, 28/04, 19/05, 16/06, 18/08, 15/09, 20/10 e 17/11, das 14h às 17, no Auditório do Bloco dos Professores da UFFS. Para solicitar mais informações, envie e-mail para solange.oncay@uffs.edu.br.

Os interessados poderão se inscrever nos dias e locais das atividades e receberão certificação proporcional à participação.