Comissão de Ética no Uso de Animais inicia atividades na UFFS

Publicado em: 25 de março de 2013 12h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

Em reunião no mês de março, no Campus Chapecó, os membros da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal da Fronteira Sul (CEUA/UFFS) iniciaram as atividades do órgão, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). Neste primeiro encontro, os assuntos tratados giraram em torno da organização do fluxo de trabalho daqui para frente e de informações relativas ao processo de cadastramento do CEUA/UFFS junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A Comissão de Ética no Uso de Animais teve seu regimento aprovado no dia 22 de agosto de 2012, conforme Portaria 1130/GR/UFFS/2012, e seus membros foram designados no dia 28 de novembro. A CEUA/UFFS está constituída por um colegiado de sete membros, com seus respectivos suplentes, formada por docentes e servidores técnico-administrativos dos cinco campi da UFFS. Faz parte ainda um representante da ONG Amigos dos Bichos como representante de Sociedade Protetora dos Animais.

Conforme o presidente da Comissão, Fagner Luiz da Costa Freitas, o órgão tem a função de avaliar previamente os protocolos de pesquisa e de ensino que empregam animais na UFFS. “Essa avaliação procura garantir o uso adequado dos animais quando for realmente necessário e procura mitigar possíveis sofrimentos”, informa Freitas. Um aspecto muito importante, segundo ele, é que a CEUA/UFFS “tem como responsabilidade a investigação de acidentes e irregularidades de natureza ética ocorridos no curso das atividades de criação, pesquisa e ensino com emprego de animais”.

Também cabe à Comissão desenvolver trabalhos envolvendo educação e conscientização, sempre incentivando a adoção de métodos que considerem os princípios de refinamento, redução e substituição no uso de animais.

“No momento, os membros da CEUA/UFFS estão elaborando um banco de consultores “ad hoc” internos e externos à instituição e estão organizando um simpósio sobre ética em pesquisa e ensino com animais para capacitar seus membros, os demais servidores e os estudantes da UFFS que atuam nessa área e que pretendem obter certificação dos seus projetos de pesquisa e ensino”, relata Fagner.

Membros do CEUA-UFFS

Campus Cerro Largo

Décio Adair Rebellatto da Silva (Médico Veterinário) – Titular

Adriana Riguer Della Méa (Bióloga) – Suplente