Conselho Universitário da UFFS dá posse aos novos membros

Publicado em: 21 de março de 2013 08h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

Cerimônia no Auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó, na manhã de quinta-feira (21), deu posse aos novos membros do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Receberam o termo de posse os 45 conselheiros titulares eleitos, e respectivos suplentes, nos cinco campi da instituição, representando os segmentos de docentes, servidores técnico-administrativos e discentes. Também foram empossados os membros da comunidade externa, representando os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Durante a abertura o presidente do Consuni e reitor da UFFS, Jaime Giolo, salientou que aquele não era apenas um ato formal, mas uma manifestação de confiança nas pessoas que assumem agora o Consuni no trabalho que a UFFS precisa. Depois o reitor mencionou que a agenda de trabalho é bastante intensa, mas necessária para consolidar os objetivos da instituição. “Devido à complexidade crescente da vida administrativa da Universidade, precisamos criar uma cultura de solidariedade institucional”, considerou Giolo.

Entre os docentes a tomarem posse estava Reneo Pedro Prediger, do Campus Cerro Largo. Para ele, sua vivência em instâncias deliberativas de outras instituições pode ser bastante útil na construção da UFFS. “No âmbito do Consuni o conselheiro trabalha diretamente com as instâncias de tomada de decisões, o que no campus isso nem sempre é possível”, constata. Para a discente Andressa Masetto, do Campus Realeza, fazer parte do Consuni é uma experiência nova e de muita responsabilidade. “O desafio é criar um canal para ouvir as propostas, afinar o diálogo com todos os acadêmicos do campus”, diz.

Representando os servidores técnico-administrativos do Campus Chapecó, Felipe Migoski pretende usar sua experiência como um dos primeiros servidores a tomarem posse na UFFS na tomada de decisões. Para Felipe, buscar dar mais publicidade à atuação dos técnicos no Consuni, ao mesmo tempo que procurar ouvir as ideias do corpo técnico vai ser uma das prioridades. “Vamos levar em consideração também o conhecimento dos conselheiros que representaram o segmento no mandato anterior”, pondera.

Primeira legislatura

Durante a primeira legislatura, os membros do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) reuniram-se em 35 oportunidades, entre sessões ordinárias, extraordinárias e especial. Durante este tempo também foram promovidos seminários para discussão de assuntos importantes para a instituição, como o debate sobre órgãos de base no dia 6 de julho de 2011, com a participação de membros do Conselho Estratégico Social (CES) da UFFS. Outro momento que envolveu os conselheiros foi o seminário sobre fundações de apoio, o qual aconteceu por meio de videoconferência no dia 8 de novembro de 2011.

O reitor da UFFS e presidente do Consuni, Jaime Giolo, avalia como positivo o trabalho da primeira formação do órgão deliberativo. Para o dirigente, o Conselho Universitário é uma figura institucional fundamental para a vida de uma universidade. Conforme Giolo, em 2010, quando foram eleitos os primeiros membros do Consuni, “era uma fase de implantação, com parte do quadro docente e do corpo técnico e também dos discentes”.

De acordo com o presidente do Consuni, por meio do Conselho, e de tantas outras instâncias colegiadas, a UFFS amadureceu muito. “Nós operamos dentro de um quadro de legalidade e de legitimidade bastante grande, e tivemos possibilidade de dar vazão aos principais desafios e urgências da instituição”. Entre as principais resoluções do Consuni nestes dois anos de funcionamento, Giolo destaca o avanço das discussões referentes ao Regimento Geral da UFFS. “No âmbito das Câmaras também se avançou bastante, muitas matérias transitaram e tiveram uma agilidade razoável, levando a administração universitária a contento durante este período”, analisa Giolo.