Estudante do Campus Laranjeiras do Sul vence na categoria Poema do Prêmio Cultural Pindorama
Concurso foi realizado em parceria pela Unipampa, UFPel, UFFS, IFFar e UFCSPA

Publicado em: 15 de dezembro de 2023 14h12min / Atualizado em: 15 de dezembro de 2023 14h12min

A terceira edição do Prêmio Cultural Pindorama foi encerrada na tarde de quinta-feira, dia 14, com uma live para a divulgação dos vencedores. O evento, promovido em parceria pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), reuniu competidores de todo o Brasil. Entre os premiados está uma estudante da UFFS-Campus Laranjeiras do Sul. Kauane Andreiov Soares Antunes, que cursa a oitava fase de Ciências Sociais, foi a primeira colocada na categoria Poema, na modalidade Acadêmicos da Unipampa, UFPel, UFFS e IFFAR.

Kauane conta que escolheu participar da categoria Poema por ser a manifestação artística com a qual tem maior identificação, “sendo a que mais me aproxima da criatividade”, diz. Ao ser questionada sobre a inspiração para o poema vencedor, afirma que ela vem de muitas fontes. “Da relação do lugar onde vivo com a universidade, da percepção que tenho de colegas com realidades parecidas, das reflexões propiciadas por disciplinas das Ciências Socais. Tudo isso resultou em algo artístico a partir da proposta de tema do Prêmio Pindorama”, comenta.

A estudante diz que está muito feliz e surpresa com a premiação. “Ainda mais por participar em meio a trabalhos feitos por pessoas tão talentosas. Fico feliz por fazer parte de um Prêmio que incentiva a cultura e ressalta o quanto a comunidade acadêmica é também artística”, destaca.

O prêmio

Esta terceira edição do Prêmio Cultural Pindorama foi a primeira que contou com a parceria da UFFS, assim como do IFFar e da UFCSPA. Nas edições anteriores (2021 e 2022) o concurso era promovido apenas por Unipampa e UFPel, que para a terceira edição buscaram novos parceiros e, assim, puderam ampliar a premiação e também a abrangência do prêmio. Foram recebidas cerca de 500 inscrições – 400 poemas, 70 fotografias, 19 obras audiovisuais e 5 videodanças – de participantes de todo o Brasil.

Entre os representantes das instituições presentes na live de divulgação dos vencedores esteve o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, que destacou a importância do prêmio, em especial em um período pós-pandemia. Segundo ele, os trabalhos apresentados em todas as edições do concurso são um retrato da realidade vivida em cada ano. Para o reitor, o prêmio já atingiu maturidade para se tornar um evento internacional.

A UFFS foi representada na live pelo diretor de Arte e Cultura, Ronnie Reus Schroeder, que agradeceu, em nome da Universidade, pelo convite para fazer parte da promoção do concurso como instituição parceira. “Nesse momento de retomada das ações de cultura, com o fim da pandemia de Covid-19, e com a recriação do Ministério da Cultura, se estabelece um novo momento nacional. Se constituir num aspecto extremamente favorável para a realização de grandes ações culturais, tanto nas universidades como nos institutos federais”, pontuou. Ele destacou, ainda, que esta ação está contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFFS, como um projeto interinstitucional.

Para Schroeder, o prêmio, “além de se constituir em uma potente ação cultural e de fortalecimento de relações interinstitucionais, disponibiliza a toda a comunidade acadêmica da UFFS a possibilidade de se inserir em novos cenários e perspectivas culturais, conhecendo e interagindo em outros universos e realidades de norte a sul do País. Nesse sentido, a participação da UFFS encontra guarida nas políticas culturais adotadas pela instituição”.

Vencedores

No site da Unipampa é possível conferir a relação de vencedores e suas obras (poemas, fotos e vídeos): https://sites.unipampa.edu.br/proext/2023/12/14/concurso-pindorama-2023-vencedores-e-obras/

A live de divulgação dos premiados está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-OLLi2NZwgg

Galeria de Imagens: