Estudantes indígenas e quilombolas da UFFS podem se inscrever no Programa Bolsa Permanência
Inscrições foram prorrogadas até dia 30 de julho

Publicado em: 12 de junho de 2023 11h06min / Atualizado em: 27 de junho de 2023 09h06min

Foram prorrogadas até o dia 30 de julho, por meio da Portaria SESu nº 13, de 21 de junho de 2023, as inscrições de estudantes indígenas e quilombolas da UFFS no Programa Bolsa Permanência (PBP). A bolsa é de R$1.400,00 pagos mensalmente ao estudante por meio de cartão de benefício em nome do estudante.

O programa é um convênio do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE) com as instituições federais de ensino (IFEs) que objetiva minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos presenciais ofertados por instituições e institutos federais de ensino superior, por meio de auxílio financeiro.

As inscrições são feitas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência - SISBP e consiste no preenchimento do formulário de inscrição e envio de documentação comprobatória por meio digital e físico (a documentação física será entregue posteriormente aos SAEs).

Os critérios para homologação dos cadastros para acesso ao programa são:
I - Apresentar a documentação constante no Item II do Anexo I da Portaria Mec nº 389, de 09 de maio de 2013, em vias digitais na ocasião da inscrição através do SISBP e vias físicas ao SAE de seu campus até o prazo final para inscrições;
II - Estar matriculado em pelo menos 6 (seis) créditos, salvo sob declaração da coordenação de curso, enviada à PROAE, justificando a impossibilidade de (re)matrícula;
III - Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso em que estiver matriculado.
Os estudantes que atenderem todos os critérios serão classificados por ordem decrescente de integralização, conforme o Art. 2º da Portaria Nº 2851/GR/UFFS/2023.

Os documentos necessários, os critérios e todas as informações estão no link abaixo:

Programa Bolsa Permanência

Se tiver dificuldades para se inscrever, veja o vídeo tutorial no link abaixo:

Como fazer a inscrição

Atos normativos relacionados: