Evento em Abelardo Luz-SC marca encerramento de Projeto de Extensão
Encontro no Assentamento 25 de Maio marcou o encerramento do Projeto de Extensão Terra e Arte

Publicado em: 07 de março de 2017 17h03min / Atualizado em: 08 de março de 2017 17h03min

Evento no Assentamento 25 de Maio, no município de Abelardo Luz-SC, no dia 3 de março, marcou o encerramento do Projeto de Extensão Terra e Arte. Participaram docentes da UFFS, dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), assessores parlamentares e representantes do Instituto Federal de Santa Catarina, da Gerência Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

O docente da UFFS e coordenador do Projeto, Claiton Marcio da Silva, comentou que a concepção do Projeto iniciou em novembro de 2013, durante a III Jornada Cultural dos Assentamentos da Reforma Agrária, comemorativa aos 30 anos do MST – SC, como resultado de parceria entre a UFFS e os movimentos sociais de Santa Catarina. “Estivemos aqui em 2013 pensando na estrutura desse projeto. Hoje fazemos o lançamento do CD e do livro, produtos das atividades desenvolvidas durante o Projeto. O evento foi um encerramento formal, mas a parceria entre a UFFS e MST deve perdurar”, mencionou.

Para a diretora de Cultura da UFFS, Marlei Dambros, “com a finalização deste projeto de Arte e Cultura, a UFFS vem reafirmar seu compromisso político de abarcar as demandas regionais e valorizar o que é produzido, fazendo-se presente nos movimentos sociais enquanto patrimônio imaterial. O resultado do trabalho, conforme Dambros, além de oportunizar acesso à formação humana por meio da música e da poesia historicamente produzida, também traduz o desejo daqueles que lutam pelo direito à terra e ao bem-viver. “Reitero a importância do desenvolvimento de projetos desta dimensão que fortalecem o princípio fundante da UFFS, o de ser uma Universidade pública, popular e democrática”.

Irma Brunetto, coordenadora nacional do MST, ressaltou a alegria em receber jovens estudantes neste momento, que traz consigo a história do Movimento. Destacou ainda o simbolismo da realização do evento no Assentamento 25 de Maio, data alusiva ao início do MST em Santa Catarina. Brunetto lembrou dos primeiros assentados, “que ainda residem na localidade e estavam no evento, chamando a juventude para manter a tradição de lutas do movimento, sempre com alegria e produção cultural”.