Experiência da UFFS é mostrada por diretora do SiBi

Publicado em: 30 de setembro de 2010 08h09min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

A diretora do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFFS, Sigrid Weiss Dutra, participou de uma mesa redonda sobre Bibliotecas Universitárias na Universidade Federal de São Carlos (SP), no dia 28. A conversa fez parte do I Seminário de Política de Informação e Memória daquela instituição.

Sigrid debateu com Teresinha das Graças Coletta (USP), Marta Lígia Pomim Valentim (Unesp) e Luiz Atílio Vicentini (Unicamp). A mesa teve como moderadora, Ligia Maria Silva e Souza (UFSCar).

A fala de Sigrid foi no sentido de narrar a concepção do Sistema de Bibliotecas da UFFS, desde a atuação da diretora na Comissão de Implantação da instituição e das ações iniciais realizadas ainda em Florianópolis, como a primeira compra de livros.

A diretora também relatou a experiência de iniciar os trabalhos, com a chegada da equipe, o mutirão realizado para abrir a bibioteca do campus chapecó no dia 29 de março e todas as ações em andamento para que em breve todas as bibliotecas estejam interligadas e atuando em rede.
Com a apresentação de muitas fotografias de todo o processo, Sigrid conseguiu mostrar aos alunos de Biblioteconomia presentes na plateia a construção de uma biblioteca. Os comentários dos professores também foram animadores: o case da UFFS também será tema de aulas.

Para Sigrid, foi bastante enriquecedor mostrar uma realidade diferente das apresentadas pelos demais. “Estar numa mesa com três sistemas de bibliotecas gigantes e consolidadas, e mostrar uma realidade tão destoante da deles foi muito interessante”.