Experiência é critério para escolha da equipe

Publicado em: 20 de janeiro de 2010 08h01min / Atualizado em: 17 de março de 2017 09h03min

Experiência administrativa, comprometimento com a vida acadêmica e sensibilidade política foram os critérios adotados pelo reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, na nomeação dos servidores para os cargos mais vinculados à reitoria. “A partir de agora, com a escolha do vice-reitor e do chefe de gabinete, vamos definir as tarefas de cada um para que não ocorra choque de funções”, explicou o reitor. Além disso, segundo Ristoff, também será prioridade a criação de uma legislação de ensino.

Na Pró-Reitoria de Administração, o titular, Paulo Roberto Pinto da Luz, afirmou que o grande desafio é montar uma estrutura para que a UFFS crie autonomia e se desvincule da UFSC, que é a tutora da instituição. Pinto da Luz coordenará as licitações e compras da universidade, as obras e serviços de manutenção, o setor de recursos humanos, a segurança física e patrimonial e o almoxarifado. Segundo ele, ainda falta definir os departamentos que ficarão responsáveis pela execução dessas tarefas. “Minha responsabilidade é dar os meios para a função principal da instituição, que é a formação do aluno”, disse o pró-reitor, que foi duas vezes diretor do Escritório Técnico Administrativo da UFSC (Etusc), responsável pelas obras.

O chefe de gabinete, Antônio Carlos de Souza, considera que poderá contribuir para o crescimento da UFFS pela experiência acumulada na UFSC, principalmente quando esteve na presidência da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). “Adquiri um profundo conhecimento de como funciona uma universidade.” Antônio Carlos é professor do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), da UFSC, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e, para assumir o cargo na UFFS, deixa o cargo de vice-diretor do CCE. Ele disse que ainda não conversou com o reitor sobre os detalhes de suas funções no gabinete, mas a expectativa é de que atue como conselheiro, ao lado do reitor, no enfrentamento das questões do dia a dia da administração.

O secretário de Tecnologia e Informação, Rogério Cid Bastos, ressaltou que a UFFS vai se apropriar da tecnologia para uma gestão eficiente e moderna que terá como finalidade uma formação acadêmica de alta qualidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão. “Professores e alunos terão acesso a toda a tecnologia disponível para as atividades curriculares”, enfatizou Rogério. Ele citou a aquisição de mais de mil computadores, equipamentos de videoconferência, lousa interativa, estação de servidores na estrutura que está sendo montada para facilitar o acesso ao conhecimento. Rogério foi pró-reitor de Informática da UFSC, diretor de implantação do programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenador de pós-graduação em Computação e professor de Engenharia do Conhecimento da UFSC.

Os 30 anos de atuação na Biblioteca da UFSC, sendo 12 na direção, levaram à escolha de Sigrid Karen Weiss Dutra para diretora do Sistema de Bibliotecas da UFFS. Ela disse que encarou o desafio de assumir a função em um momento que poderia optar pela aposentadoria. “Mas o trabalho é empolgante. A biblioteca contará com um moderno sistema informatizado tanto na sede, em Chapecó, como nos outros quatro campi. Funcionará de forma interligada e com um papel importante na extensão ao estar aberta para o uso da comunidade.” Além de formar o acervo voltado às bibliografias dos cursos, estarão disponíveis livros e revistas eletrônicos. A primeira providência de Sigrid será capacitar os bibliotecários para o perfeito funcionamento do sistema em rede. Durante quatro anos, Sigrid foi presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU).

O reitor nomeou, ainda, o diretor do campus de Cerro Largo, professor Antônio Inácio Andrioli; o coordenador administrativo do campus de Cerro Largo, Edemar Rotta; e o coordenador administrativo do campus de Realeza, Jaci Poli.

Todas as portarias com as nomeações constam no site www.uffs.edu.br, no Boletim Oficial da UFFS.