FAPERGS aumenta número de bolsas para a UFFS

Publicado em: 20 de junho de 2013 10h06min / Atualizado em: 28 de março de 2017 10h03min

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) aprovou a concessão de mais três bolsas ligadas ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O número aumentou de 15 para 18 bolsas, que já estão disponíveis, sendo integradas ao Edital PROBIC/FAPERGS/UFFS em curso, e são destinadas exclusivamente aos estudantes matriculados nos Campi de Cerro Largo e Erechim.

O valor corresponde a doze parcelas iguais de R$ 400,00 reais mensais. De acordo com o Pró-Reitor, professor Joviles Vitório Trevisol, “As novas bolsas permitem atender melhor à crescente demanda dos estudantes pela iniciação científica, que é um dos programas mais antigos e valiosos de que o Brasil dispõe para formar novos quadros para a prática da pesquisa. A iniciação científica contribui sobremaneira na formação dos estudantes de graduação”.

Docentes da UFFS integram Comitês Assessores

Ainda neste mês, a UFFS recebeu a aprovação de duas indicações de pesquisadores para integrar diferentes comitês assessores da Fapergs. A indicação foi realizada no mês de março.

De acordo com o Pró-reitor, na escolha dos membros para cada comitê foi utilizado o critério de compatibilidade dos perfis acadêmico-científicos e representação institucional e regional, levando-se em conta, também, contribuições dos atuais coordenadores e/ou adjuntos.

Para a área de Ciências Agrárias, foi acolhido o nome do professor Leandro Galon. Para a área de Tecnologia e Inovação, a professora Helen Treichel.

Para Trevisol, “a presença da UFFS nestes espaços institucionais é de fundamental importância, pois além de refletir o reconhecimento da qualidade científica de nossos pesquisadores, permite inseri-los em espaços institucionais em que as políticas são definidas e muitas decisões são tomadas. A nossa interação com a Fapergs vem crescendo e isso beneficia os nossos campi situados no Rio Grande do Sul”.