Fóruns nos cinco campi da UFFS discutem avanços nos componentes curriculares

Publicado em: 14 de fevereiro de 2013 07h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

Avançar nas concepções sobre currículo intra e interdisciplinar, bem como auxiliar no avanço e fortalecimento do Domínio Comum e do Domínio Conexo. Estes são os principais elementos de discussão durante os fóruns que acontecem nos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nos meses de fevereiro, março e abril. A articulação dos fóruns é coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e vem sendo preparada desde 2012. Conforme a diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss, “o currículo é flexível e deve estar sempre em discussão, na perspectiva de uma universidade popular que respeita os diferentes saberes, promovendo a troca destes saberes”.

Para avaliar a situação dos componenetes curriculares constantes no Domínio Comum, está em fase de elaboração um questionário que será aplicado a todos os estudantes de graduação e também aos docentes. A intenção, segundo a diretora, é colher a opinião destes segmentos sobre o Domínio Comum. Com base nos dados coletados, acontece no dia 24 de abril, em Chapecó, uma reunião com a presença dos Coordenadores Acadêmicos e Gerais de Unidade e com os representates dos fóruns para planejamento dos trabalhos com base na análise conjunta das informações reunidas. “A partir de maio iniciam os debates sobre o Domínio Comum no âmbito da UFFS e no final de 2013 está previsto um grande fórum no Campus Chapecó”, informa Adriana Loss.

As discussões sobre os componenetes curriculares do Domínio Conexo acontecem durante os meses de fevereiro e março. Os debates envolverão principalmente os coordenadores acadêmicos, coordenadores de cursos e demais docentes responsáveis pelos componenetes curriculares do Domínio Conexo, em fóruns organizados em cada um dos campi. Estes encontros têm por finalidade criar um espaço para reflexão e debate sobre a interdisciplinariedade. “O fundamento do debate nos campi é analisar a situação local e solidificar o diálogo entre os componentes curriculares do Domínio Conexo e também entre os cursos ofertados no campus”, salienta Loss. No dia 23 de maio, no Campus Chapecó, acontece a primeira socialização para apresentação das decisões tomadas nos fóruns locais.