Inicia Seminário de Autoavaliação Institucional com participação da comunidade externa

Publicado em: 19 de fevereiro de 2013 08h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

Na quarta-feira (20) inicia nos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) o Seminário de Autoavaliação Institucional, ferramenta que pretende contribuir com o planejamento das principais ações da Universidade, em busca da melhoria na qualidade da formação educacional, da produção do conhecimento e da extensão. Para os encontros são esperados a participação de lideranças e representantes de entidades e instituições públicas e da comunidade civil envolvidas de alguma forma com as atividades da UFFS nas regiões de abrangência, bem como pessoas da comunidade que queiram participar.

O evento é organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFFS, a qual definiu como metodologia de trabalho a apresentação das dez dimensões institucionais de autoavaliação constantes no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), abertura para discussão e avaliação de cada uma das dimensões da avaliação das propostas e a organização de um documento final do evento com as sugestões e constatações surgidas durante as discussões.

Além da avaliação por parte do público externo, os três segmentos que compõem a comunidade universitária também vão participar do processo de avaliação, por meio da aplicação de um questionário. Os docentes, os técnicos-administrativos e os discentes terão até o dia 28 de fevereiro para responder as questões propostas, via online.

Do resultado destes dois eventos (seminário e questionários) será elaborado o relatório de Autoavaliação Institucional da UFFS ( 2010/2012), o qual será encaminhado ao MEC e levado ao conhecimento da comunidade para servir de subsidio às futuras ações de planejamento da Instituição.

Conforme a presidente da CPA da UFFS, professora Aurélia Lopes Gomes, a autoavaliação institucional é uma ferramenta importante para pensar e redefinir os rumos da instituição. “A proposta do Sinaes é de que a avaliação aconteça periodicamente, num processo contínuo e sempre com a participação da comunidade externa”, informa Aurélia.

Cronograma do Seminário de Autoavaliação Institucional

Dia 20 de fevereiro

Campus Cerro Largo

13h30min – Auditório Principal