Publicado em: 14 de outubro de 2009 08h10min / Atualizado em: 16 de março de 2017 16h03min
Florianópolis, 14.10.09 – O professor doutor Dilvo Ristoff assume no dia 15 de outubro, às 15 horas, no Salão de Atos do Ministério da Educação, o cargo de reitor da nova Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A cerimônia será presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ristoff coordenou, durante os últimos oito meses, a Comissão de Implantação da UFFS, que tem sede em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e campi em Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS). A Universidade foi criada em 15 de setembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade, na Capital Federal.
O ministro Haddad designou o professor Dilvo Ristoff para exercer o cargo de Reitor Pro-tempore, de acordo com publicação no Diário Oficial da União do dia 21 de setembro passado.
O reitor Dilvo Ristoff é doutor pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA) e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na qual já ocupou o cargo de Pró-Reitor de Graduação. Exerceu o cargo de presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, foi coordenador de Pós-Graduação e dirigiu o Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. De Janeiro de 2008 a fevereiro de 2009, também dirigiu a Educação Básica da Fundação Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De junho de 2003 a janeiro de 2008, Ristoff foi diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), onde foi o principal responsável pela implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Durante a gestão do ministro da Educação, Murilo Hingel, fez parte da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e do Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).
Sua atuação, há mais de 15 anos, na área da avaliação educacional e da educação superior, resultou na publicação de muitos artigos, livros e entrevistas à mídia nessa área. Entre as obras escritas pelo reitor Ristoff destacam-se Universidade em Foco – Reflexões sobre Educação Superior (Editora Insular, 1999); Universidade Desconstruída. Avaliação e Resistência (Editora Insular, 2000); Avaliação Democrática para uma Universidade Cidadã (Insular, 2002); Avaliação e Compromisso Público. A Educação Superior em Debate (Insular, 2003); Avaliação Participativa: Perspectiva e Debates (Coleção Educação Superior em Debate, Editora do Inep, 2005); Trajetória da Mulher na Educação Brasileira (org.) (Editora do Inep, 2005). Educação Superior Brasileira 1991-2004, por UF (Editora Inep 2007), entre outros. Participa ainda da coordenação da edição trimestral da revista Avaliação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21 de fevereiro de 2025
Chapecó
20 de fevereiro de 2025
Informe UFFS
20 de fevereiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos
UFFS fará estudo de demanda para, junto com Conab e Funai, garantir segurança alimentar a estudantes
20 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS