Ministro da Educação, Fernando Haddad, dá posse ao primeiro reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, professor Dilvo Ristoff, no dia 15 de outubro

Publicado em: 14 de outubro de 2009 08h10min / Atualizado em: 16 de março de 2017 16h03min

Florianópolis, 14.10.09 – O professor doutor Dilvo Ristoff assume no dia 15 de outubro, às 15 horas, no Salão de Atos do Ministério da Educação, o cargo de reitor da nova Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A cerimônia será presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ristoff coordenou, durante os últimos oito meses, a Comissão de Implantação da UFFS, que tem sede em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e campi em Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS). A Universidade foi criada em 15 de setembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade, na Capital Federal.

O ministro Haddad designou o professor Dilvo Ristoff para exercer o cargo de Reitor Pro-tempore, de acordo com publicação no Diário Oficial da União do dia 21 de setembro passado.

O reitor Dilvo Ristoff é doutor pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA) e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na qual já ocupou o cargo de Pró-Reitor de Graduação. Exerceu o cargo de presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, foi  coordenador de Pós-Graduação e dirigiu o Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. De Janeiro de 2008 a fevereiro de 2009, também dirigiu a Educação Básica da Fundação Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De junho de 2003 a janeiro de 2008, Ristoff foi diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), onde foi o principal responsável pela implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Durante a gestão do ministro da Educação, Murilo Hingel, fez parte da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e do Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).

Sua atuação, há mais de 15 anos, na área da avaliação educacional e da educação superior, resultou na publicação de muitos artigos, livros e entrevistas à mídia nessa área. Entre as obras escritas pelo reitor Ristoff  destacam-se Universidade em Foco – Reflexões sobre Educação Superior (Editora Insular, 1999); Universidade Desconstruída. Avaliação e Resistência (Editora Insular, 2000); Avaliação Democrática para uma Universidade Cidadã (Insular, 2002); Avaliação e Compromisso Público. A Educação Superior em Debate (Insular, 2003); Avaliação Participativa: Perspectiva e Debates (Coleção Educação Superior em Debate, Editora do Inep, 2005); Trajetória da Mulher na Educação Brasileira (org.) (Editora do Inep, 2005). Educação Superior Brasileira 1991-2004, por UF (Editora Inep 2007), entre outros. Participa ainda da coordenação da edição trimestral da  revista Avaliação.