Publicado em: 04 de dezembro de 2024 14h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2024 08h12min
A 14ª edição da Feira Anarquista, realizada em São Paulo durante o mês de novembro, recebeu o lançamento e a primeira apresentação pública do livro "Alebrijes Anárquicos: Anarquía, praxis anticolonial y autonomías en América Latina", dos autores Gaya Makaran e Cassio Brancaleone. A obra foi editada em colaboração pela Editora da UFFS, a editora Bajo Tierra, da Ciudad de Mexico, e pela editora Editorial Eleuterio, sediada em Santiago de Chile.
Conforme a equipe da Editora UFFS, “o livro foi bem acolhido pelos presentes, que destacaram a relevância do tema e a necessidade de recuperar na tradição anarquista sua potência e contribuição anticolonial. A publicação, apesar de escrito em espanhol e não possuir edição impressa no Brasil, possui versão gratuita disponível no site da Editora da UFFS”.
Sobre o Livro
"Alebrijes Anárquicos: Anarquía, praxis anticolonial y autonomías en América Latina" é uma obra que mergulha nas práticas anarquistas sob uma perspectiva latino-americana, entrelaçando resistências anticoloniais, experiências de autonomias sociais e comunitárias e a tradição militante do anarquismo como linguagem e prática política em nossa região.
Dividido em cinco capítulos, o livro explora as conexões entre os fenômenos de auto-organização popular e as teorias e práticas libertárias, buscando mediação na figura metafórica do Alebrije - as criaturas oníricas-zoomórficas da cultura popular mexicana.
Com um estilo reflexivo e provocador, os autores convidam os leitores a imaginar seus próprios "alebrijes" como parte do vasto húmus de lutas anticoloniais e autônomas que seguem emergindo na América Latina.
A Feira Anarquista de São Paulo
Organizada de forma autogestionada por três coletivos – Biblioteca Terra Livre, Centro de Cultura Social e Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri – a Feira Anarquista é um espaço dedicado à reflexão e difusão de ideias e práticas anarquistas.
Desde sua primeira edição, em 2006, o evento é promovido se orientando pelos valores da ação direta, do apoio mútuo e da educação libertária, combatendo a opressão, exploração e discriminação em todas suas formas. Além das bancas de livros, fanzines e artes, a programação da Feira contou com palestras, debates, oficinas e atividades culturais. Havia também um espaço dedicado às crianças, que refletia a preocupação dos organizadores em integrar todas as gerações no âmbito desse espaço.
Acesse aqui esta e outras obras disponíveis para leitura no catálogo da Editora UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de janeiro de 2025
Chapecó
17 de janeiro de 2025
Passo Fundo
17 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos