Oportunidade de integração, JUFFS já têm regulamento publicado

Publicado em: 22 de março de 2013 10h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já podem conhecer as regras dos III Jogos Universitários promovidos pela instituição. A Portaria 220/GR/UFFS/2013 traz todos os detalhes dos III JUFFS, que promovem esporte e, principalmente, integração entre os estudantes dos vários campi da UFFS.

O campus sede dos jogos será  Realeza (PR), e os jogos acontecem de 5 a 8 de outubro. Segundo o secretário especial de Assuntos Estudantis, Maurício Bozatski, se todas as vagas forem preenchidas, a participação será de aproximadamente 1,2 mil estudantes.

Interessados em participar dos III JUFFS devem se inscrever de 12 a 26 de maio. As inscrições são individuais e são feitas preenchendo o formulário de inscrição online (que será disponibilizado na página da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis, em www.uffs.edu.br). Os bolsistas do programa Bolsa Esporte serão os responsáveis pela homologação das inscrições nas modalidades coletivas.

Os participantes dos III JUFFS receberão transporte de seus campi de origem, terão espaço de alojamento e receberão alimentação diária a cargo da universidade. Cada campus também terá uma cor de uniforme: de cor amarela para o Campus Cerro Largo, vermelha para Chapecó, verde para Erechim, azul para Laranjeiras do Sul e preto para Realeza.

Os JUFFS terão as modalidades de atletismo, no feminino e no masculino (com provas de corridas de curta distância ou de velocidade – 100m, 200m e 400m -; corridas de média distância ou meio fundo – 800m e 1500m – corrida de revezamento – 4x100m -; salto horizontal – salto em distância e salto triplo); basquetebol, no feminino e no masculino; corrida rústica, no feminino e no masculino; ciclismo, no feminino e no masculino; futsal, no feminino e no masculino; futsal, no feminino e no masculino; futebol de campo masculino; futebol digital e virtual misto; futebol 7 society feminino; handebol feminino e masculino; voleibol feminino e masculino; voleibol de areia feminino e masculino; tênis de mesa feminino e masculino e xadrez feminino e masculino.

Nesse ano, segundo o secretário, haverá jogos inclusive em um fim de semana, possibilitando que estudantes trabalhadores também participem. Outra inovação é na pontuação atribuída por modalidade – as coletivas têm peso maior na pontuação geral. Além disso, outras modalidades foram incluídas nos jogos – ciclismo e futebol society feminino – e os JUFFS terão um mascote.

Novidades e viabilização dos jogos

Para Bozatski, por ser o esporte uma das linhas previstas no PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) é “imperativo da assistência estudantil organizar o esporte nas IFES. Na UFFS, especificamente por não termos curso de educação física, esta tarefa é levada mais a sério por nós”. Ele citou que a instituição tem Bolsa Esporte e os JUFFS, que estão consolidados como evento anual, e terá, neste ano, o Bolsa Atleta.

Para ele, o mais importante na realização dos jogos é a integração. “Estudantes de todos os campi podem conhecer a realidade de seus colegas, conhecer os espaços em que a UFFS está instalada, as distâncias, as particularidades de cada campus, e assim, integrar-se e solidarizar-se cada vez mais em uma só universidade que é a UFFS em sua estrutura multicampista”. O secretário também ressaltou que o desejo é que o esporte seja uma cultura permanente dos estudantes da UFFS.

Para a viabilização dos jogos, uma comissão com técnicos, professores e estudantes foi montada. À frente estão o servidor Giuliano Kluch e a estudante Dioni Angelin. Além disso, segundo Bozatski, “temos também já muito focada nos jogos a equipe da SEAE e dos SAEs dos campi que já se mobilizam para o organização do evento. Mas de modo geral contamos com o apoio sempre cordial dos servidores da PROAD; PROPLAN, Diretoria de Comunicação e da administração do campus e da UFFS de modo geral. É um evento que, para acontecer com sucesso, precisa do envolvimento de toda a UFFS”.

Quanto aos recursos financeiros, o secretário aponta que serão oriundos da verba do PNAES. Os espaços serão cedidos pela prefeitura de Realeza e outras parcerias, com entidades públicas ou privadas, ainda podem ser fechadas.