Ouvidoria da UFFS publica relatório dos primeiros seis meses de atividades

Publicado em: 06 de julho de 2016 09h07min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

O serviço de Ouvidoria da UFFS divulgou relatório dos primeiros seis meses de trabalho, com informações referentes às manifestações recebidas através de solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios. A Ouvidoria da UFFS iniciou as atividades no dia 19 de novembro de 2015, e o servidor Sérgio Begnini foi designado para o acolhimento e encaminhamento das manifestações aos setores demandados.

No relatório constam dados levantados durante o primeiro semestre do setor, entre eles o número de manifestações atendidas: 101, sendo 35% solicitações, 30% de denúncias, 20% reclamações e 7% correspondendo às sugestões. Deste total, 84% dos casos tiveram suas manifestações atendidas. Entende-se por manifestação atendida quando a Ouvidoria recebe a manifestação, procede a formalização do pedido e encaminha à Unidade competente. Então a Unidade faz a análise necessária e encaminha a devida manifestação à Ouvidoria.

Outro dado importante do relatório é a identificação do público que encaminhou as manifestações. A maior parte dos demandantes, 43% do total, é constituído por discentes, seguidos pela comunidade regional, 28% das manifestações, pelos docentes, 18%, e fechando com os técnicos-administrativos, os quais encaminharam 12% do total das demandas. Em se tratando das manifestações encaminhadas por unidade administrativa, os assuntos relacionados à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) foram os que tiveram maior número de solicitações.

O ouvidor explica que todas as manifestações formalizadas recebidas foram devidamente enviadas aos setores competentes para análise. “Procuramos encaminhar de maneira correta todas as solicitações, pois para o demandante os assuntos têm bastante relevância, caso contrário não o fariam”, diz Begnini, para quem desempenhar a função nestes primeiros seis meses foi desafiador e, ao mesmo tempo, de renovação de conhecimentos. “A Ouvidoria é um importante canal de comunicação entre a Universidade e as comunidades acadêmica e regional”, sintetiza.

“Trata-se de uma instância importante, útil e eficiente. Estamos satisfeitos com a recepção do serviço e com as respostas dadas pela comunidade acadêmica e intermediada pela Ouvidoria”. Assim o reitor da UFFS, Jaime Giolo, define o trabalho do setor nestes primeiros seis meses. Giolo também salienta a importância da Universidade colocar à disposição mais uma forma de participação da comunidade, “principalmente em relação a assuntos melindrosos, os quais merecem tratamento com a responsabilidade devida”.