Pão para o Mundo aceita proposta de apoiar curso de Educação do Campo em Laranjeiras do Sul
Tratativas para cooperação internacional visando a manutenção do curso iniciaram ainda em 2017

Publicado em: 19 de junho de 2018 11h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2018 10h06min

A UFFS recebeu mais uma boa notícia na última semana: as tratativas de financiamento do curso de Educação do Campo, ofertado pela UFFS no Campus Laranjeiras do Sul avançaram. A Pão para o Mundo, instituição com a qual a UFFS tem dialogado desde novembro de 2017 sobre possibilidade de cooperação internacional, sinalizou positivamente para a concessão de apoio na manutenção do curso em Laranjeiras do Sul-PR.

O vice-reitor da UFFS, um dos interlocutores da cooperação, comenta que a decisão da Pão para o Mundo em apoiar o curso no Paraná é em relação à constituição da história daquela região. “O Campus Laranjeiras do Sul está situado em uma das regiões com mais conflito de terras do país e também é a segunda região de menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. Além disso, a histórica relação da educação do campo com a reforma agrária foi preponderante para a Pão para o Mundo, pois são questões para as quais aquela Instituição destina mais atenção. Outro aspecto é que a Assessoar já é atendida pela Pão para o Mundo, e essa perspectiva (do financiamento do curso) foi construída no âmbito das tratativas com o programa de bolsas da Pão para o Mundo”, aponta.

Segundo Andrioli, a cooperação com a Pão para o Mundo será realizada através da Assessoar, organização que receberá os recursos e os repassará, em forma de bolsas, aos estudantes da UFFS. “Esse formato é necessário, pois estamos cientes de que a Pão para o Mundo não pode firmar transferência de recursos a instituições governamentais. E a Assesoar já é uma organização apoiada no sudoeste do Paraná há décadas, e essa forma de destinação de bolsas a estudantes da UFFS visa fortalecer a agricultura familiar e camponesa em toda a região”, comenta.

Em relação ao curso em Laranjeiras do Sul, o próximo passo, após a sinalização da Pão para o Mundo, é a oficialização da demanda por parte da Assessoar. “Até agora encaminhamos o projeto para que fosse analisado. A resposta positiva veio do departamento de bolsas e, por isso, precisa ser adaptado, seguindo as novas orientações. Vamos trabalhar em conjunto para cumprir o prazo com o objetivo de já constar no orçamento de 2019 da Pão para o Mundo”, explica Andrioli. O prazo para envio do projeto de Laranjeiras do Sul é 02 de julho.

Sobre o curso ofertado no Campus Erechim, também em regime de alternância, o vice-reitor diz que as negociações continuam, agora com outros personagens. “Vamos continuar buscando alternativas para a manutenção do curso de Educação do Campo em Erechim procurando outras instituições. Na próxima semana estarei na Alemanha para também trabalhar essa pauta, inclusive com instituições da União Europeia que trabalham nesse tipo de projeto. Essa busca de recursos na Europa integra uma estratégia de ampliação das alternativas de financiamento de programas e projetos da UFFS para além do MEC. Diante do anunciado corte de recursos previstos para estudantes em cursos com pedagogia da alternância em julho, a UFFS precisa encontrar alternativas para manter essas iniciativas, que melhor traduzem a aproximação da Universidade com a realidade dos estudantes historicamente excluídos do acesso à Educação Superior. Isso não significa que deixaremos de exigir do Estado o cumprimento do seu dever com a educação do campo e indígena, mas precisamos dar respostas às demandas dos estudantes. Possivelmente esse também será um caminho a ser seguido para apoiar iniciativas na área da Pesquisa, qualificando a relação com a comunidade regional e internacional”, conclui.