PPCs seguem para revisão

Publicado em: 05 de novembro de 2010 12h11min / Atualizado em: 20 de março de 2017 10h03min

O Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) passam por uma rigorosa revisão considerando o que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso e as normas técnicas de formatação. O processo deve seguir até o fim de novembro, quando, depois, os projetos serão encaminhados para o Conselho Universitário – para avaliação dos conselheiros da Câmara de Graduação e para a votação do Conselho Pleno.

A construção dos PPCs de graduação da UFFS iniciou em meados de 2009, quando comissões de professores dos quadros de outras instituições públicas, especialmente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tutora da UFFS, foram convidados para colaborar nas discussões e apresentar um primeiro esboço contendo objetivos e matriz curricular. O trabalho teve continuidade com a chegada dos docentes da UFFS, aprovados no primeiro concurso, e com a constituição dos colegiados dos cursos.

De março a setembro de 2010 foram promovidos encontros de trabalho, sob a orientação dos coordenadores dos cursos, da Pró-reitoria de Graduação e da Diretoria de Organização Pedagógica. Como resultado desses encontros foram construídas duas versões dos PPCs: 1) um Projeto Pedagógico sintetizado (“versão e-MEC”, com a sistematização dos dados preliminares para o cadastro obrigatório no Ministério da Educação); 2) um Projeto Pedagógico ampliado, no qual constam as concepções teórico-metodológicas orientadoras do curso, a matriz curricular, as ementas e referências de todos os componentes curriculares, os estágios, as questões de estrutura como biblioteca, laboratórios, salas de aula, entre tantas outras igualmente importantes. Nos PPCs constam, ainda, os regulamentos das Atividades Curriculares Complementares (ACCs), dos Estágios Curriculares Supervisionados e dos Trabalhos de Conclusão de Curso.