Programa de Formação Docente da UFFS tem a primeira atividade de 2013

Publicado em: 03 de maio de 2013 08h05min / Atualizado em: 28 de março de 2017 08h03min

A professora doutora Diva Spézia Rangueti foi a primeira palestrante convidada do Programa para Formação Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em 2013. O evento ocorreu no dia 2 de maio, no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó, com transmissão por videoconferência para todos os campi da UFFS. Promovido e organizado pela Diretoria de Organização Pedagógica, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o Programa tem em vista a necessidade de debates propositivos sobre questões referentes aos processos de ensino e aprendizagem no âmbito da UFFS.

Durante a abertura, o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, fez menção ao Programa para Formação Docente como “fruto de um trabalho coletivo para atender os docentes no que é fundamental em sua vida profissional”. O reitor da UFFS, Jaime Giolo, foi na mesma direção ao dizer que “os profissionais de educação necessitam de formação permanente, pois têm envolvimento pleno com o conhecimento, não só em desenvolvê-lo mas também em transmiti-lo”. Conforme Giolo, “a capacitação é um grande desafio, principalmente num processo de expansão na educação brasileira”.

A palestrante convidada, Diva Spézia Rangueti, atualmente é professora titular do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da PUC de São Paulo, além fazer parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. O tema da palestra de Diva Rangueti girou em torno de “Universidade, currículo e interdisciplinaridade”, com destaque a alguns conceitos presentes na construção dos currículos, experiências profissionais nas instituições e no INEP, além de aspectos dos três eixos em que estão constituídos os Programas Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

Para a pesquisadora, “o professor precisa ter um olhar mais amplo, mais inquiridor, e não numa única perspectiva”. Segundo Rangueti, isto tem muito a ver com o modo como a universidade está se constituindo para formar o profissional. “Precisamos ajudar a formar essa pessoa, um participante ativo no processo de construção permanente”, avalia.

O próximo evento do Programa para Formação Docente da UFFS está marcado para o dia 28 de maio, com palestra da professora Conceição Paludo, no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó, com transmissão por videoconferência para todos os campi.