Reunião dá início às atividades das unidades do SIASS nos campi da UFFS

Publicado em: 01 de julho de 2016 09h07min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

Videoconferência transmitida entre os campi da UFFS marcou o início das atividades das extensões da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/UFFS) nos campi Cerro Largo, Passo Fundo, Realeza, Laranjeiras do Sul, Erechim, e também da Agência Joaçaba, vinculada à Agência do INSS no município. De Chapecó, participaram, além dos servidores da UFFS integrantes da equipe, o psicólogo do IFSC, Alan David Panizzi, e a assistente social do INSS, Elisonia Renk.

O funcionamento das extensões foi autorizado pela Portaria Nº 0645/GR/UFFS/2016. Também por meio da publicação de portarias, foi autorizado o exercício dos servidores que fazem parte das extensões. As equipes são formadas por servidores profissionais de diferentes formações e especialidades da área da saúde disponíveis nos campi e por servidores de setores administrativos. As equipes multiprofissionais vão atuar, basicamente, em duas dimensões: no auxílio às atividades de perícia médica, por meio de ações de acolhimento aos servidores e de encaminhamentos a outros profissionais de saúde, se for o caso.

Outra atividade que passa a ser desempenhada pelas equipes nos campi é a realização e coordenação de ações de promoção e prevenção à saúde dos servidores, como palestras, oficinas, semanas de saúde e outras, levando em conta as realidades e as necessidades de cada um dos campi e em conjunto com o Departamento de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT). Também compete às equipes propor medidas de melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho.

A Unidade SIASS/UFFS em Chapecó foi criada em 1º de fevereiro de 2013, e a ideia de ter as extensões nos campi sempre esteve no planejamento dos servidores que trabalham na Unidade. De acordo com a chefe do Serviço Especial de Perícias Oficiais, Análise e Concessão de Afastamentos, do Departamento de Qualidade de Vida no Trabalho, Simone Knakievicz Prestes, durante o ano de 2015 foram realizadas várias reuniões nos campi para discussão das possibilidades de implantação das extensões e da formação das equipes multiprofissionais. “As equipes são formadas de modo diferente, dependendo dos profissionais da área de saúde que atuam nos campi”, diz Simone.

A próxima reunião, compartilhada por videoconferência por todos os campi, está marcada para o dia 5 de agosto. O principal assunto a ser tratado pelos integrantes das equipes será a campanha “Você já fez sua pausa hoje?”.