Segunda edição do Programa NósOtros está com período de inscrições aberto

Publicado em: 02 de agosto de 2016 09h08min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Durante a próxima segunda-feira (8) e terça-feira (9), a UFFS realiza o II Encontro do Programa NósOtros e o I Ciclo de Cinema Argentino, no Campus Chapecó, com transmissão por videoconferência para todos os campi da UFFS e para a Universidad Nacional de Misiones (UNaM). A organização do evento é da Assessoria de Assuntos Internacionais e da Diretoria de Arte e Cultura, com o apoio da coordenação do Programa de Relaciones Internacionales e Integración Regional, da UNaM.

No primeiro encontro NósOtros, realizado em abril de 2015, foram dados os primeiros passos para a cooperação entre UFFS e universidades argentinas. A partir de então, ocorreram vários contatos entre professores da UFFS e da UNaM, os quais resultaram na formalização de um acordo de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural que será assinado pelos reitores de ambas as universidades no dia 8 de agosto, pela manhã, no Campus Chapecó, com a presença do cônsul adjunto da Argentina em Florianópolis, Octavio La Croce.

Este segundo encontro, além da assinatura do acordo de cooperação, terá como objetivo oportunizar o trabalho conjunto, presencialmente ou por videoconferência, de grupos de professores da UNaM e da UFFS, em torno de projetos de interesse das instituições, visando à institucionalização do Programa NósOtros. Na tarde do dia 8 de agosto, os grupos de trabalho, compostos por professores das duas universidades, terão encontros nos campi da UFFS para discussão de propostas em torno de temas como Ensino do Português e do Espanhol, Políticas Públicas, Atenção Básica à Saúde, Energias Renováveis, Agroecologia e outros.

Ainda na programação, na manhã do dia 9, terá uma mesa-redonda com representantes do Ministério da Educação do Brasil e da Argentina e de representantes do parlamento do Mercosul, para discutir as perspectivas de cooperação universitária entre os dois países, na atual conjuntura política.

Juntamente ao segundo encontro NósOtros, será realizado o I Ciclo de Cinema Argentino, patrocinado pelo Ministério de Relações Exteriores e Culturais da Argentina por meio do Consulado da Argentina em Florianópolis. A exibição dos filmes, acompanhado de mediação e debates, acontece nos campi da UFFS conforme a programação.

Os interessados em participar da etapa geral e/ou das etapas locais nos campi podem realizar aqui a inscrição:

Geral – 8 e 9 de agosto

Campus Chapecó – 9 a 12 de agosto

Campus Erechim – 22 a 26 de agosto

Campus Cerro Largo – 9 a 13 de agosto

Campus Passo Fundo – 14 e 15 de setembro

Campus Realeza – 26 a 30 de setembro

Campus Laranjeiras do Sul – 26 a 30 de setembro

O NósOtros

O projeto NósOtros iniciou em 2015, na UFFS. O nome é, propositalmente, um neologismo entre os pronomes pessoais das línguas portuguesa e espanhola, e o objetivo do projeto é a aproximação entre a UFFS e as universidades argentinas com atuação na região de fronteira.