Trabalho de sensibilização envolve comunidade universitária para reconhecimento dos cursos pelo MEC

Publicado em: 07 de fevereiro de 2013 07h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está organizando uma programação especial nos cinco campi da instituição com intenção de preparar a comunidade universitária para o reconhecimento dos cursos por parte do Ministério da Educação (MEC). As atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio da Diretoria de Organização Pedagógica (DOP). Além da PROGRAD/DOP, participarão dos encontros nos campi servidores da Divisão de Avaliação e Estatística (DAES), ligada a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Pesquisa Institucional (PI) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Conforme a diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss, toda comunidade universitária poderá envolver-se no processo de reconhecimento dos cursos, o qual inicia com a postagem dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) no e-MEC e prossegue com as visitas dos avaliadores indicados pelo MEC, os quais vão dar seu parecer em três aspectos principais, envolvendo a infraestrutura encontrada, a formação do corpo docente e a dimensão didático-pedagógica dos cursos em avaliação.

Para protocolar o pedido de reconhecimento no sistema e-MEC, é necessário que cada curso tenha entre 50% e 75% de carga horária cumprida. Obedecendo este critério, a UFFS realizou o procedimento para o reconhecimento de 18 cursos em dezembro de 2012, e protocola mais 13 solicitações até o final de abril de 2013. Para o segundo semestre deste ano a UFFS vai protocolar mais quatro solicitações.

Conforme a diretora de Organização Pedagógica, a partir dos próximos meses iniciam as visistas dos avaliadores, com datas indefinidas mas que devem acontecer durante 2013 e 2014”, informa. Por isso, salienta Loss, “é importante que os servidores estejam preparados para transmitir as informações de modo correto aos avaliadores”. Na opinião dela, “é necessário que haja empenho de todos os envolvidos para que se consiga o conceito máximo nas avaliações”.

O que é o e-MEC

O e-MEC foi criado para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente.

Calendário de reuniões nos campi

14 de fevereiro

Campus Realeza – 14hs