UFFS aprova Política do Repositório Digital
O Repositório Digital é uma ferramenta institucional concebida e regulamentada a partir do que estabelece a Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações.

Publicado em: 22 de novembro de 2016 13h11min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 18h01min

Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário da UFFS aprovou a Política do Repositório Digital. Conforme texto da Resolução Nº 13/2016-CONSUNI/CPPGEC, entre os objetivos estão o de potencializar o acesso aberto à produção acadêmica da UFFS, ampliar a visibilidade e a inserção da Universidade na comunidade regional, nacional e internacional, e também socializar a produção acadêmica, tornando a fonte permanente de consulta e base para o desenvolvimento de novas pesquisas.

O Repositório Digital é uma ferramenta institucional concebida e regulamentada a partir do que estabelece a Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações; a Lei nº 9.279/96, que regula os direitos e as obrigações relativos à propriedade industrial; a Lei nº 9.609/98, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador e a Lei nº 10.973/2004, a qual dispõe sobre a inovação e a pesquisa científica e tecnológica.

Os arquivos e documentos a serem submetidos ao Repositório Digital devem estar no formato PDF, para textos; formato JPEG, para imagem; formato JPEG e mp4, para vídeos; formato WAV e mp3, para arquivos sonoros. Depois caberá às bibliotecas da UFFS o recebimento, a análise e a inclusão dos arquivos e documentos para consulta. Na opinião do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, a ferramenta “vai promover o acesso aberto à produção filosófica, científica, tecnológica, artística e cultural, por meio da organização e socialização de obras, invenções e demais trabalhos de natureza acadêmica produzida por servidores, discentes e colaboradores da UFFS”.

Trevisol esclarece ainda que o Repositório vai tornar pública a produção acadêmica resultante de processos de pesquisa e de produção de conhecimento, de arte e de cultura, publicada na forma de livro, artigos, publicações em conferências e congressos, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações, teses e outras formas de produção e divulgação. “Assim, toda a produção acadêmica da UFFS estará disponível, para acesso aberto e gratuito a toda comunidade”.

Segundo o pró-reitor, o desenvolvimento já está em curso e brevemente estará disponível. O Repositório será alimentado diariamente, por meio das equipes das bibliotecas nos campi da UFFS, da Divisão de Bibliotecas e da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação. “Estamos dando mais um importante passo no sentido de organizar a produção intelectual em formato aberto e gratuito. Os principais beneficiários serão os estudantes, que poderão facilmente acessar livros, teses, dissertações, monografias e outras produções. Por meio de seu Repositório, a Instituição cumpre com sua missão institucional e fortalece os seus compromissos com a produção e socialização plena do conhecimento produzido”.