UFFS celebra dois anos em tom de consolidação e projeções de novas conquistas

Publicado em: 16 de setembro de 2011 08h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

O Centro de Eventos Tabajara, em Chapecó, recebeu a comunidade universitária, representantes de entidades e autoridades para celebração de dois anos de promulgação da Lei de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Na programação,pronunciamentos de membros da Comissão de Implantação da UFFS, lançamento de livro sobre a I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) e apresentação com a dupla Kleiton e Kledir.

O tom da solenidade deste ano foi um pouco diferente da celebração de um ano de universidade, em setembro de 2010. Desta vez, os pronunciamentos destacaram a fase de consolidação pela qual passa a instituição, suas conquistas nestes dois anos e as projeções para os próximos anos. A programação iniciou com os pronunciamentos dos membros da Comissão de Implantação da UFFS, cuja primeira reunião aconteceu em 11 de fevereiro de 2009. Da Comissão, compareceram os professores Dilvo Ilvo Ristoff, Bernadete Limonge, Antônio Diomário de Queiroz, Solange Maria Alves, Ricardo Rossato, Antônio Inácio Andrioli.

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, iniciou a celebração destacando a importância de cada um dos presentes, em especial aos membros da Comissão de Implantação. “Hoje vamos recordar alguns momentos importantes da história da universidade”, disse, enfatizando que aqueles que fizeram e os aqueles que continuam construindo a universidade têm alguns compromissos, entre eles “o de reconhecer o envolvimento das pessoas que participaram do processo, de inscrever nossos propósitos na alma da instituição, e o de renovar nossos compromissos de elevar o nível cultural e profissional das regiões onde atua a UFFS”.O professor Dilvo Ristoff, ex-reitor da UFFS, falou do orgulho de ter participado ativamente dos primeiros momentos da trajetória da universidade e “do caminho árduo até a aprovação da Lei de criação”. Conforme Ristoff, o esforço teve seus resultados práticos. “Hoje estas pessoas que estão aqui não são mais vagas ofertadas, não são mais projeções, são todas reais”, mencionou.

Na sequência dos pronunciamentos, o reitor Jaime Giolo fez o lançamento oficial do livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, contendo documentos e relatos dos fóruns temáticos da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe), realizada nos cinco campi da UFFS durante o ano de 2010. A publicação foi organizada pelos professores Joviles Vitório Trevisol, Maria Helena Cardoso e Monica Hass. Apresentação com a dupla Kleiton e Kledir fechou a programação comemorativa. Eles apresentaram composições de sua primeira banda, Almôndegas, ainda na década de 1970, em Porto Alegre, passando por algumas músicas da carreira de trinta anos e do seu trabalho mais recente, Autorretrato.

Autoridades
Participaram da solenidade o diretor geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Gilberto Ari Tomasi; o deputado federal, Celso Maldaner; o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Jeferson Fernandes; o secretário de articulação institucional da prefeitura de Chapecó, Luciano Buligon; o prefeito de Concórdia, João Girardi; os vereadores de Chapecó, Angela Moreira Vitória e Marcelino Chiarello; a vice-presidente da 5° subseção da OAB de Chapecó, Patrícia Vasconcellos de Azevedo; a secretária de finanças da Unicafes, Sandra Bergamin; os coordenadores da Fetraf-Sul, Celso Ludwig e Alexandre Bergamin. Também compareceram representantes de deputados estaduais, deputados federais e representantes da Unoesc e Unochapecó.