UFFS confere o primeiro diploma a aluno de graduação

Publicado em: 14 de agosto de 2014 14h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2014 15h08min

Os últimos anos têm sido realmente especiais para o agora filósofo Allan Josué Vieira. Depois de dez anos afastado da escola, Vieria decidiu retomar os estudos e agora é o primeiro graduado e diplomado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ele cursou Licenciatura em Filosofia no Campus Chapecó e é o portador do diploma nº 001 da Instituição. Não obstante, Vieira foi o primeiro colocado para o Mestrado em Filosofia oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O estudante conta que concluiu o ensino médio através da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Sempre fui músico e resolvi interromper a escola para me dedicar àquela que era minha prioridade no momento: a música. Me dediquei e estudei com muito prazer. Mas chegou o momento em que percebi que eu precisava ter estudo formal também. Foi um processo de amadurecimento que me fez voltar ao banco escolar. Concluí o ensino médio no Centro de Educação de Jovens e Adultos e em seguida prestei vestibular, fiquei bem colocado e iniciei o curso de História em uma instituição particular”, conta.

Com a instalação da UFFS em Chapecó, o foco da sua vida estudantil mudou novamente. “Prestei o Enem e consegui colocação para cursar Filosofia. Sem dúvida foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos. Filosofia sempre me atraiu e eu escolhi a licenciatura estritamente pelo interesse em Filosofia. Mas, no decorrer do curso, eu me deparei com a dimensão do ensino e da diferença que isso faz na vida das pessoas. A maioria das pessoas não se flagram disso mas quem é que vive sem ter um bom professor? Eu aprendi isso na graduação na UFFS e foi aí que passei a dar mais importância à educação e ao ensino da Filosofia no processo de formação dos alunos”, ressalta Vieira.

Para o reitor em exercício da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, a entrega do primeiro diploma é um momento de realização. “Sempre esperamos o momento de falar sobre nossos egressos e conceder o diploma de graduação a um graduado egresso da Educação de Jovens e Adultos, com uma trajetória rigorosa, como é o caso do Allan, é mais especial. Demonstra que a UFFS vem cumprindo com os objetivos para os quais foi criada: inclusão com excelência. Essa entrega simboliza a conclusão de uma etapa e antecipa a expectativa de continuar e aprimorar a formação acadêmica”, afirma.

Vieira confirma que finalizar o curso é uma grande realização. “Quando decidi voltar e terminar o ensino médio, nunca me passou pela cabeça ter condições de entrar em uma universidade, pois a EJA é muito estigmatizada, tida como uma formação mais “fraca”. O dia em que peguei o diploma foi bem especial, foi o dia que me senti formado”.

Vieira está cursando mestrado em Filosofia na UFSC e, segundo ele, não vai parar. “Após o doutorado meu sonho é, quem sabe, poder voltar para a UFFS e ter os meus professores como colegas de trabalho”, diz.

Galeria de Imagens: