UFFS é colaboradora da Ficiencias 2013

Publicado em: 20 de junho de 2013 08h06min / Atualizado em: 28 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) será uma das instituições colaboradoras da II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (II Ficiencias), que acontece na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 19 a 22 de novembro. A Ficiencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na área das ciências, além de um local privilegiado para troca de experiências entre professores e estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico e alunos do EJA.

A UFFS participa do evento desde a primeira edição e, neste ano, prestará sua colaboração em três momentos, desde a fase de organização e planejamento, com servidores fazendo parte do Comitê Acadêmico e do Comitê Gestor do evento. Também está previsto que docentes da UFFS trabalhem como avaliadores dos trabalhos que serão expostos. Do total de inscritos, 240 serão selecionados, levando-se em consideração aspectos de inovação, gestão e tecnologia envolvidos.

O terceiro momento de colaboração será durante os dias da Feira, quando docentes da UFFS auxiliarão na escolha dos melhores trabalhos expostos, em várias categorias ou áreas do conhecimento. Para o diretor de Políticas de Graduação, Élsio José Corá, os ganhos para a UFFS em participar de eventos com esse perfil são variados, como a exposição do nome da UFFS para estudantes e professores de várias escolas do Paraná e estados vizinhos e para profissionais de educação das regiões de Alto Paraná, Canindeyú e Caaguazu, no Paraguai, e de Província de Missiones, na Argentina.

“A Ficiencias é uma grande oportunidade de os docentes e estudantes da UFFS conhecerem as instalações do Parque Tecnológico Itaipu, onde vai acontecer a Feira”, avalia Corá. Para ele, outro fato que vai agregar é a possibilidade de relacionamento com outras instituições de ensino, inclusive do Paraguai e da Argentina. “Para a UFFS, que está em fase de inserção nas comunidades, participar de eventos que incentivem a entrada de estudantes na vida científica e acadêmica tem um significado institucional importante”, considera o diretor.

O último dia para inscrição e envio de resumos é 29 de agosto.

Mais informações:

www.ficiencias.org