UFFS iniciará em breve a pesquisa de Autoavaliação Institucional
Estudantes, docentes, técnicos administrativos, egressos e comunidade regional serão convidados a participar com suas opiniões

Publicado em: 06 de novembro de 2024 13h11min / Atualizado em: 06 de novembro de 2024 13h11min

Nas próximas semanas a comunidade acadêmica terá a oportunidade de expressar suas opiniões sobre a UFFS, por meio da pesquisa de Autoavaliação Institucional. O levantamento é feito anualmente, sempre no último bimestre, e busca obter dados confiáveis sobre a percepção da comunidade acadêmica a respeito dos principais aspectos da Universidade.

Estudantes, docentes, técnicos administrativos, egressos e comunidade regional serão convidados a acessar o formulário eletrônico da pesquisa e opinar sobre questões como planejamento e desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas e de gestão e infraestrutura. O formulário será organizado em 5 eixos, que contemplam as 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os eixos são:

- Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

- Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

- Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

- Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

- Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

Como explica a coordenador geral da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Marcos Roberto dos Reis, “os dados da Autoavaliação Institucional são mensurados por meio da ferramenta Microsoft PowerBI. Foi desenvolvida, por meio dela, uma interface que facilita o uso de filtros e palavras-chave, possibilitando o acesso a qualquer dado obtido pelas autoavaliações desde 2015. Isso inclui o uso de gráficos interativos”. Os resultados estão disponíveis em: https://tinyurl.com/2vwd2zek

CPA

A Autoavaliação Institucional é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é composta por um Comitê Central, Núcleos de Avaliação Campus (NACs) e Núcleo de Avaliação da Reitoria (NAR). O Comitê Central, responsável pelo gerenciamento geral da CPA, é composto por coordenador geral, adjunto, secretaria e consultores técnicos (quando necessário). “No momento estamos apenas com o cargo de coordenador geral preenchido”, pontua Marcos.

Os NACs possuem uma estrutura composta por coordenador local, adjunto, secretaria (opcional) e o núcleo de avaliação (este composto por até dois docentes, até dois TAEs, até dois discentes, até dois egressos, até dois membros da comunidade regional). O NAR tem uma estrutura similar, mas o núcleo de avaliação é formado por técnicos das pró-reitorias e secretarias.

“Seguindo o atual regimento da CPA, a escolha dos integrantes se dá por meio de indicação do reitor (coordenação geral) e dos diretores de campus (coordenação e integrantes dos NACs). As indicações dos NACs passam pela aprovação dos Conselhos de Campus. Atualmente temos dificuldade em preencher todas as vagas em todas essas estruturas”, comenta o coordenador geral da CPA.  Ele afirma que atualmente não há no regimento menção a tempo de mandato para a CPA, “porém estamos com a intenção de reformar este regimento e incluir um mandato de dois anos com permissão de recondução dos cargos”.

Em relação às metas da CPA, Marcos diz que “neste momento, o que se pretende estabelecer é uma forma mais eficaz de disseminar as informações apresentadas pelas autoavaliações institucionais. Temos uma ferramenta (Microsoft PowerBI) que apresenta todos os dados de todas elas, mas ainda possui uma utilização não muito amigável para qualquer pessoa que queira acessar e organizar a seu modo. Pretendemos também utilizar outros meios para divulgar os resultados, como as redes sociais (Instagram e YouTube), de maneira pontual e durante o ano todo, de maneira a manter a comunidade acadêmica sempre instigada e interessada”.

Mais informações sobre a CPA podem ser encontradas na página dela no site da UFFS: link para a página da CPA.

Contato

A coordenação geral da CPA tem uma sala no prédio da Biblioteca do Campus Chapecó (sala 207) e atende por agendamento pelo e-mail cpa.uffs@uffs.edu.br. O mesmo endereço pode ser utilizado para o contato com os NACs.