UFFS participa do XX Encontro Nacional de Geografia Agrária

Publicado em: 08 de novembro de 2010 07h11min / Atualizado em: 20 de março de 2017 10h03min

No período de 25 a 29 de outubro, aconteceu o XX Encontro Nacional de Geografia Agrária (Enga), reunindo professores, acadêmicos, membros dos movimentos sociais e pesquisadores das mais diferentes áreas de conhecimento para estudos e debates sobre os processos agrários e suas territorializações. Participaram do Encontro os docentes do curso de Licenciatura em Geografia da UFFS, Adriano Rodrigues de Oliveira, do campus Chapecó, e Márcio Freitas Eduardo, do campus Erechim, além dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia do campus de Chapecó, Aline Ludwig, Ana Paula Zanella, Bruno Casaca, Carla Hentz, Crislaine Motter, Flávia Vacarin, Maiara Mariani, Maycon Fritzen e Volmir Machado. Do curso de Agronomia do campus de Chapecó, participaram Andressa Gasperini, Diágora Ungaratti e Osmar Freitas.

Nesta sua 20ª edição, o Enga teve como tema principal “Territorialidades, temporalidades e desenvolvimento no espaço agrário brasileiro”. O encontro aconteceu na cidade paranaense de Francisco Beltrão, tendo sido organizado pela Unioeste por meio do grupo de pesquisa Geterr (Grupo de Estudos Territoriais) e da coordenação do curso de Geografia da universidade. O Enga se constitui num dos principais eventos da ciência geográfica brasileira e tem dentre os seus objetivos centrais o estabelecimento de intercâmbios de cooperação acadêmica e científica entre pesquisadores vinculados a grupos de estudos relativos à geografia agrária e demais interessados, possibilitando um espaço de socialização e debates sobre a questão agrária brasileira. Neste ano estiveram inscritos 414 trabalhos completos oriundos de pesquisadores tanto geógrafos quanto de áreas afins de universidades oriundas de diversas regiões do país.

Além de participarem como membros da comissão científica do ENGA os professores da UFFS apresentaram trabalhos provenientes de reflexões que ambos vêm realizando em suas pesquisas de doutorado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente. Os trabalhos apresentados foram “O desenvolvimento rural no Pontal do Paranapanema: limites e possibilidades da abordagem territorial”, do professor Adriano Rodrigues de Oliveira e “Agroecologia: teoria e poder”, de autoria do professor Márcio Freitas Eduardo.

Diretor de Realeza faz palestra

No dia 28, aconteceu a mesa-redonda “Problemática ambiental no espaço agrário brasileiro: riscos, impactos e legislação”, da qual participaram os professores Antonio Nivaldo Hespanhol, da Unesp campus Presidente Prudente, e João Alfredo Braida, do campus Realeza da UFFS. Braida apresentou uma palestra intitulada “Impactos e riscos ambientais relacionados ao uso e manejo agrícola dos solos”, na qual destacou as principais alterações ocorridas nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, decorrentes do uso e manejo agrícola, e suas relações com impactos e riscos ambientais, especialmente no que se refere à emissão de gases de efeito estufa e às alterações no ciclo hidrológico.