UFFS realiza seminário para debater eficiência com gastos públicos

Publicado em: 07 de julho de 2016 09h07min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

A UFFS, através da Superintendência de Compras e Licitações da Pró-Reitoria de Administração, realiza, desde o mês de junho, o I Seminário de debates da UFFS sobre a eficiência e qualidade do gasto público.

Segundo o pró-reitor, Péricles Luiz Brustolin, a ideia é conversar com a comunidade sobre formas de melhorar ainda mais a eficiência administrativa da UFFS. “Nós somos uma Universidade eficiente nos gastos. Ao longo dos anos, temos melhorado cada vez mais na gestão administrativa e na gestão dos recursos orçamentários, trocando custos fixos por custos variáveis. No entanto, no atual contexto, no qual temos uma demanda orçamentária maior do que a dotação, a eficiência no gasto é fator preponderante”, afirma.

Como forma de eficiência, Péricles cita a opção da Universidade pela contratação de serviço de transporte de forma terceirizada. Segundo o pró-reitor, a forma de contratação em que a UFFS paga pelo serviço por hora e por quilometragem é muito eficiente e menos custoso para a Instituição. “Não precisamos ter uma frota, por exemplo, e nem os custos decorrentes da manutenção de uma frota automobilística”, aponta Péricles.

Ainda segundo Péricles, a padronização de mobiliário também é um exemplo. Através de um estudo conjunto organizado pela Superintendência de Compras, Superintendência de Patrimônio e os campi, foi realizada a padronização de toda a mobília da UFFS, desde as das salas de aulas até as dos setores administrativos. Isso fez com que o custo de manutenção desses móveis seja muito mais baixo para a Instituição, pois em vez de vários contratos de manutenção, para vários tipos de móveis e equipamentos, há apenas um.

O Seminário está em sua terceira etapa e tem como coordenador o superintendente de Compras e Licitações, Thiego Rippel Pinheiro. Entre os temas, já foram abordados o planejamento de compras públicas como estratégia e eficiência do gasto público, a padronização de procedimentos para processos de aquisição e a gestão da cadeia de suprimentos e a melhoria da qualidade do gasto público como alternativa para superar eventual escassez de recursos públicos.

A quarta e última etapa acontece no dia 26 de julho e terá como tema a apresentação de estudos dirigidos. A participação é aberta a todos os interessados, especialmente aos pró-reitores, secretários especiais, superintendentes, diretores, coordenadores administrativos e agentes de compras.