Últimos dias para inscrever-se no edital de concessão do auxílio-ingresso

Publicado em: 17 de março de 2016 14h03min / Atualizado em: 17 de março de 2016 14h03min

Preocupada em fortalecer as condições de permanência nos momentos iniciais da vida universitária dos estudantes oriundos de outras cidades, nos campi da UFFS, a Universidade passou a oferecer o auxílio-ingresso.

O auxílio-ingresso é pago em uma única parcela de R$ 250 e, para ter acesso, o estudante precisa inscrever-se no Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do seu Campus. Esse auxílio, conforme explicou o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Recktenvald, “assiste alunos que chegam à UFFS com maior dificuldade nos momentos iniciais do curso. É um período de novidade para o estudante, em cidade diferente, longe da família e amigos, onde novos relacionamentos são constituídos e onde o aluno tem a necessidade de lugar para se instalar e de providenciar seus meios de mobilidade, etc. Logo na chegada na Universidade, o aluno com vulnerabilidade socioeconômica não consegue acessar os editais regulares de auxílios diretamente, pois precisa passar por análise e cálculo do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS). Essa nova oportunidade de auxílio, concedida aos ingressantes pelas modalidades L1 e L2, dispensa essa fase de análise, por isso, o auxílio-ingresso lhe dará um apoio financeiro direto para auxiliar em suas despesas imediatas, enquanto se acostuma com a nova realidade e se insere nos programas regulares de assistência estudantil, que lhe darão cobertura ao longo do seu curso superior”, explica.

O auxílio-ingresso é destinado a atender aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFFS, ingressantes de acordo com a reserva de vaga das modalidades L1 e L2, excetuando-se estudantes:

-portadores de diploma de ensino superior;

- que já haviam ingressado na UFFS, por processos seletivos anteriores ao Processo Seletivo UFFS/2016.1.

- que possuam pendências de qualquer natureza junto a Comissão Permanente de Aferição de Renda do Campus e/ou Secretaria Acadêmica;

- residentes no município sede do campus onde efetuou sua matrícula.

As inscrições deverão ser realizadas no Setor de Assuntos Estudantis (SAE) dos campi até a data-limite de 18 de março, mediante apresentação dos seguintes documentos:

– requerimento devidamente preenchido e assinado (Anexo I da Portaria);

– cópia legível do cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta-corrente individual, em nome do estudante, preferencialmente no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito.

Informações sobre os horários de funcionamentos dos SAEs dos campi podem ser obtidas no hotsite Curta a UFFS.

Outras informações a respeito do processo seletivo de concessão do auxílio podem ser obtidas junto ao Edital 139/UFFS/2016.