A Saúde Coletiva no Curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã

A Saúde Coletiva no Curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã

 

“Esta obra apresenta experiências formativas singulares, inovadoras e ousadas vivenciadas nos CCR de Saúde Coletiva, ao passo que o Curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó consolida o seu compromisso de formar médicos alinhados com as demandas sociais e com o SUS."

(Organizadoras)

  Organizadoras: Agnes de Fátima Pereira Cruvinel, Graciela Soares Fonsêca e 
   Maíra Rossetto

 

                              

 


Apresentação

Esta obra – com 17 capítulos, os quais revelam o potencial da inclusão da extensão e da pesquisa nos currículos de graduação no sentido de transformar os cursos e aproximá-los da sociedade – organiza-se em duas partes. A primeira parte apresenta dez experiências extensionistas desenvolvidas nos anos iniciais de implantação do Curso de Medicina no Campus Chapecó, no âmbito dos CCR de Saúde Coletiva, e traz uma diversidade de temas, cenários, público-alvo e estudantes envolvidos. Na segunda parte, são apresentadas sete experiências e resultados da participação dos estudantes em projetos de pesquisa. Os temas também são diversos, e as propostas tiveram o objetivo maior de gerar resultados capazes de responder às necessidades de saúde da população e/ou atender às demandas de formação dos estudantes. 
"A Saúde Coletiva no Curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã" constitui-se de temas eleitos em função das demandas sociais e da “expertise” dos docentes e conta com  a participação de estudantes, os quais protagonizaram a prática da Saúde Coletiva, permitindo experiências marcantes que contribuem para alcançar a aprendizagem significativa.

* Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Antonio Marcos Myskiw.


Sobre as organizadoras

Agnes de Fátima Pereira Cruvinel

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB - USP). Estágio de Doutorado pela ACTA/Amsterdam-Holanda. Docente de Saúde Coletiva e de Comunicação em Saúde do Curso de Medicina e do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da da UFFS –Campus Chapecó. Coordenadora do Laboratório de Inovação e Ensino em Comunicação e Humanidades em Saúde (LABCS-UFFS).

Graciela Soares Fonsêca

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Especialista em preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Mestre e Doutora em Ciências Odontológicas, com área de concentração em Odontologia Social, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Estágio de doutorado “sandwiche” na Escola de Enfermagem da Universidade de Évora, Portugal. Docente de Saúde Coletiva do Curso de Medicina e do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da UFFS – Campus Chapecó.

Maíra Rossetto

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente de Saúde Coletiva do Curso de Medicina e do Curso de  Especialização em Saúde Coletiva da UFFS – Campus Chapecó.