Aconteceu de verdade: lendas urbanas da UFFS

Aconteceu de verdade: lendas urbanas da UFFS

"Toda pessoa, independentemente de sua origem, crença ou formação, desenvolve-se em torno de narrativas."

Organizador: Saulo Gomes Thimóteo

Apresentação

Este livro reúne uma coletânea de contos, subgênero literário de lendas urbanas, tendo como premissa a união de um elemento sobrenatural com o espaço físico do Campus Realeza, cenário em que ocorrem as histórias, os relatos e as propostas ficcionais de várias pessoas da comunidade acadêmica (alunos, técnicos, funcionários terceirizados e docentes). Essas lendas revelam a criatividade de novos olhares para o ambiente acadêmico. Assim, histórias de fantasmas, lobisomens e situações fantásticas são incorporadas à universidade. Ocorrem em laboratórios, salas de aula e entorno do Campus Realeza, fazendo com que o ambiente mágico da dimensão literária e imaginativa adentre e dialogue com o cotidiano real e concreto. Como é missão da universidade discutir e problematizar o desconhecido e o ignorado, há certa catarse nessas histórias, possibilitando o acréscimo de componentes do suspense, do fictício e, na esfera mais abrangente, da linguagem literária.

Sobre o organizador

Saulo Gomes Thimóteo

Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa e em Jornalismo, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Coordenador do subprojeto de Letras – Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Coordenador do projeto de pesquisa "A arquitetura lógica e a retórica argumentativa nos sermões do padre António Vieira" e dos projetos de extensão "Adamastor – Laboratório de jogos literários", "Um professor lê: diálogos virtuais de literatura" e "Grupo de estudos de narrativas televisivas – GENTE", além do projeto que deu origem ao livro, "Aconteceu de verdade: lendas urbanas da UFFS".