Atenção à saúde das famílias latino-americanas: abordagens teóricas e práticas na educação

Atenção à saúde das famílias latino-americanas abordagens teóricas e práticas na Educação

                    Atenção à saúde das famílias latino-americanas: abordagens teóricas e práticas na educação

 

"Com o desejo de plantar a semente da motivação, cujo fruto seja a instigação para o aprofundamento dos estudos, promoção de mudanças nas suas práticas de educação em saúde, apoiadas em evidências científicas e prática, para o alcance do bem-estar das famílias latino-americanas, convidamos à leitura."

(Organizadores)

  

Organizadores: Javier Isidro Rodríguez López, Eda Schwartz e Fernanda Lise

       

 


Apresentação

Esta obra, que reúne 11 capítulos escritos por 30 autores e coautores do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do México e do Uruguai, busca dar voz às iniciativas preocupadas com o impacto das ações humanas na saúde e no bem-estar das pessoas. Objetiva apresentar abordagens teóricas e práticas de educação em saúde nas diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento em distintos cenários da atenção à saúde das famílias latino-americanas. Apresenta estudos que envolvem os seguintes temas: práticas educativas e de cuidados com a saúde dos indivíduos e famílias em diferentes cenários; formação de médicos e enfermeiros em saúde familiar e comunitária; bioética para o cuidado a saúde; referenciais teóricos/práticos e de pesquisa para avaliação da saúde da família. 

Atenção à saúde das famílias latino-americanas: abordagens teóricas e práticas na educação é fruto da união de experiências de profissionais da saúde, cujo movimento levou à criação da Rede Latino-americana de Enfermagem de Família liderada pela Universidade Federal de Pelotas do Brasil, Universidade de La República, do Uruguai e a Fundação Growing Up, da Colômbia. Essa rede reúne mais de 130 profissionais com o propósito de promover avanços na área de enfermagem de família, dar visibilidade e difundir conhecimentos teóricos, práticos e de pesquisa voltado à saúde das famílias.  


Sobre os organizadores 

Javier Isidro Rodríguez López

Mestre em gestão empresarial ambiental pela Universidade El Bosque (Bogotá, Colômbia). Doutorando em Ciências da Enfermagem pela Universidade de Guanajuato (México) em cotutela no PPG da Faculdade de Enfermagem da UFPel, bolsista Conacyt. Especialista em gestão de instituições de saúde pela Fundación Universitaria del Area Andina (Colômbia). Enfermeiro. Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Antonio Nariño, Instituto Universitario de las Naciones Hispanas (México) y Universidade Nacional de Trujillo (Peru). Possui experiência em estratégias de sustentabilidade, com ênfase em hospitais verdes e educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos. Docente nos cursos de Medicina, Enfermagem e Ciências Ambientais. Foi coordenador nas Faculdades de Ciências da Saúde e Medicina. Atualmente é representante Legal da Growing Up Foundation, onde lidera várias redes de enfermagem com mais de 40.000 membros em países da América Latina na iniciativa U-NursingLatAm.    

Eda Schwartz

Doutora e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Enfermeira. Docente titular na UFPel, no PPG em Enfermagem (Mestrado e Doutorado), no Mestrado Profissional em Saúde da Família do Departamento de Medicina Social e na Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica. Professora visitante no PPG em Enfermagem da Universidade do Rio Grande (FURG). Participante do Núcleo de Estudos Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN), do Núcleo de Pesquisa Saúde Rural e Sustentabilidade e do grupo de pesquisa Territórios, Modelagens e Práticas em Saúde da Família. Membro do LEIFAMS e da International Family Nursing Association (IFNA). Bolsista CNPQ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, família, insuficiência renal crônica, oncologia e doenças crônicas. 

Fernanda Lise

Doutora em Enfermagem pelo PPG de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com estágio na University of Florida e na Georgia Southern University, EUA. Mestre em Ciências pelo PPG/Enf/UFPel. Especialista em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Realizou estágio de pós-doutorado na UFPel. Membro do comitê de práticas de enfermagem com família da International Family Nursing Association (IFNA), do subcomitê de práticas de enfermagem com famílias migrantes e ou refugiadas da IFNA, do IFNA Student Engagement Group Committee (2020) e do IFNA Awards Committee. Membro da Rede Latino-Americana de Enfermagem familiar. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN/Faculdade de Enfermagaem/UFPel) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar (LEPIF) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência no desenvolvimento de estudos metodológicos, pesquisa qualitativa na área da Saúde e Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família e doenças crônicas.