ATA Nº 3/CAEC/UFFS/2018

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2018 DO COMITÊ ASSESSOR DE EXTENSÃO E CULTURA

Aos dez dias do mês de maio de dois mil e dezoito, às treze horas e quarenta e cinco minutos, na sala de videoconferência do campus Chapecó, realizou-se a 3ª reunião de 2018 do Comitê Assessor de Extensão e Cultura da UFFS, sob a presidência de Solange Todero Von Onçay – Diretora de Extensão e presidente do Comitê. Fizeram-se presentes: técnicos administrativos: Eliane de Fátima Massaroli Metzler Gomes, Everton Gabriel Bortoletti, Jaqueline Chassot, Ivania dos Santos Lago, Marcio Pedroso Barbosa e Vandeleia Favaron. Membros do Comitê: Adelmir Fiabani, André Luiz Radunz, Alex Verdério, Cláudio Claudino da Silva Filho, Geni Vanderleia Moura da Costa, Izabel Gioveli, Luís Fernando Gastaldo, Luiz Carlos de Freitas, Martinho Machado Júnior e Rosemar Ayres dos Santos. Membros titulares do Comitê que justificaram a ausência: Alexandre Paulo Loro, Ana Carolina Teixeira Pinto, Cassiani Gotâma Tasca, Ediovani Antonio Gaboardi, Fabio Aparecido da Costa, Helena de Moraes Fernandes, Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Mariane Ines Ohlweiler, Marisela Garcia Hernandez, Ulisses Pereira de Mello, Vanderléia Laodete Pulga e Viviane de Almeida Lima. Membros titulares do Comitê que não justificaram a ausência: Bernardo Berenchtein e Gisele Louro Peres. Ordem do Dia: 2.1 Edital Bolsa Cultura 2018. 2.2 Fundação Araucária. 2.3 Plano de trabalho do Edital 1098/GR/UFFS/2017 - Apoio aos Programas de Extensão. 2.4 Projeto Rondon. 2.5 Seminário Integrador. 2.6 SEURS. 2.7 Outros. 1. Expediente: 1.1 A Ata da 2ª reunião de 2018 foi aprovada. 1.2 Informes: Solange informou que o edital 1098 teve a submissão de 55 programas, com 44 programas aprovados, dentre eles, 39 com bolsas. Agradeceu a contribuição dos membros com as avaliações. Que foi um trabalho bem denso e significativo. Que conseguiram ampliar para quinze meses o período de pagamento das bolsas. Que agora os planos de trabalho precisam ser refeitos para os quinze meses. Marcio disse que foi encaminhado um e-mail com informações para readequar o cronograma do programa e do plano de bolsista. Solange reforçou que a vigência do programa é até julho de 2019. Marcio antecipou o assunto de pauta sobre o Rondon para dar conta das ações na Divisão de Projetos. Pediu auxílio na divulgação do edital para seleção de docentes, técnico-administrativos e discentes para a participação no projeto Rondon, em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) que vai ocorrer na região do médio vale Itajaí (Blumenau, Gaspar, Pomerode). Que as inscrições vão até 30 de maio de 2018. Que ocorre que 10 a 21 de julho. Solange disse que o Rondon ajudou na criação do Fronteira em Movimento. Iniciou-se então a pauta: 2.1 Everton falou sobre o edital do bolsa cultura 2018. Destacou alguns pontos que serão diferentes neste edital: a vigência do edital será de doze meses, começando em agosto, com oito bolsas e se destina a projetos que promovam a formação de grupos artísticos de ações contínuas. Que a submissão ocorrerá pelo PRISMA e tentaram diminuir a documentação normalmente exigida. Que trabalharão com os coordenadores adjuntos para a realização das avaliações. Pediu atenção dos docentes às datas e ajuda da divulgação do edital. Cláudio disse que sugestões podem ser feitas quando encaminhada a minuta e que muitas sugestões do edital da extensão podem ser acolhidas no edital da cultura. Indagou acerca da necessidade do lattes e das cartas de aceite. Everton esclareceu que nesse edital o lattes virá como um link, mas que a questão da carta de aceite pode ser discutida. Cláudio falou para deixar bem clara a questão de projetos em andamento, assim como um campo no formulário para sinalizar a questão. Everton disse que no ano passado encaminharam uma lista dos projetos que estavam em andamento, facilitando para o avaliador. Everton esclareceu que o edital não terá custeio, apenas bolsas. Que após o contingenciamento, o custeio não retornou para os editais. Que a cultura enfrenta muitos problemas em relação a contratação de profissionais e que em Chapecó estão resolvendo com a estabelecimento de convênios com outras instituições. Que para começar o coral Fronteira, a Cultura foi contemplada em um edital da prefeitura de Chapecó. O campus Laranjeiras do Sul relatou a dificuldade e demora na contratação de fundações, assim como a dificuldade de conseguir materiais de consumo e algum tipo de auxílio para os bolsistas, como transporte. Solange informou que a Extensão busca acelerar a tramitação dos convênios e busca articular mais a Extensão com o Ensino. Que os auxílios têm sido apenas de bolsas. O campus Laranjeiras do Sul disse que pela afinidade com a Cultura tem acompanhado todos os avanços e também todas as dificuldades, pois a Cultura é inclusiva e informativa. Que podem trazer alguém de outro campus para alguma atividade, mas se torna economicamente mais caro do que alguém que já está aqui. Questionou se no edital há previsão para fomento e para aquisição de materiais de reposição. Everton respondeu que há apenas a previsão de bolsas. Marcio disse que o último edital com custeio foi o 804 e no início de 2016, com o contingenciamento, os recursos para custeio foram cancelados. Everton disse que para contratação de profissionais estão fazendo parcerias com outras instituições, pois não há rubrica para isso na Universidade. Que orientam no sentido que buscar fomento externo. 2.2 Sobre o edital da Fundação Araucária, Solange informou que é um edital para o Estado do Paraná e foi feito um trabalho em parceria com a Pesquisa. Marcio disse que é um edital de concessão de bolsas de inclusão social – PIBIS/Fundação Araucária para Pesquisa e Extensão. Como as características de submissão das duas pró-reitorias são diferentes, optou-se por cada uma fazer o seu edital. Que não sabemos o número de bolsas para a Universidade, pois depende da aprovação da proposta pela Fundação Araucária, que deve sair a partir de 04 de junho. Que o período de bolsas é de 12 meses. Que as propostas serão submetidas via prisma e a chamada já está aberta. 2.5 Eliane falou sobre o Seminário Integrador. Que as inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até dia 21 de maio e para ouvintes até dia 13 de junho. Que detalhes sobre apresentação somente poderão ser repassados após o encerramento das inscrições. Solange disse que a comissão está construindo a metodologia e que é bem importante a participação do comitê. Que na tarde do dia 14 de junho haverá uma palestra com o professor Humberto Tommasino, do Uruguai. Eliane disse que pretendem organizar as apresentações por campus e dividir os horários. Que a participação não é obrigatória durante todo o tempo do Seminário, por isso a comissão é formada por várias pessoas. 2.6 Eliane também falou sobre o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, que acontece em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos dias 28 a 30 de agosto. Que cada instituição pode inscrever dezessete trabalhos: quatorze apresentações orais com debates (tertúlias), duas oficinas e um minicurso. A novidade é a Mostra Interativa de Extensão que servirá para apresentar os materiais produzidos nos projetos. Que a UFFS disponibilizará o transporte para os participantes, pois é uma ótima oportunidade para troca de experiências. Que o tema do ano é Extensão: Ação transformadora e que o mesmo trabalho submetido na tertúlia, pode ser submetido na Mostra Interativa. Quanto as hospedagens, a diária varia de R$ 50,00 a R$ 65,00. Que ainda não há previsão para apresentações culturais. Que o roteiro do ônibus ainda não foi definido. Solange lembrou que são no máximo dois apresentadores por trabalho. O campus Chapecó indagou se um projeto de cultura pode ser inscrito como tertúlia, o que foi confirmado pela Eliane. O campus Cerro Largo falou sobre a participação no Seminário Estadual do FEPAD-RS (Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente), a ser realizado em Porto Alegre, no dia 22 de maio, e sem mais para o momento eu, Ana Cláudia Arenhart, lavrei a presente Ata que, aprovada, será assinada por mim e pela presidente do Comitê, Solange Todero Von Onçay, seguindo lista de presença em anexo.

Data do ato: Chapecó-SC, 10 de maio de 2018.
Data de publicação: 17 de janeiro de 2019.

Solange Todero Von Oncay
Presidente do Comitê Assessor de Extensão e Cultura

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