ATA Nº 6/CGRAD/UFFS/2011
Aos quinze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e onze, às treze horas
e vinte cinco minutos, no Auditório, da Unidade Seminário, do Campus
Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi realizada a 5ª Reunião da Câmara de
Graduação do Conselho Universitário – CONSUNI, da Universidade Federal da
Fronteira Sul – UFFS, presidida pela professora Claudia Finger-Kratochvil, Pró-
Reitora de Graduação e Presidente da Câmara de Graduação. Fizeram-se
presentes à sessão os seguintes conselheiros – Edemar Rotta (Diretor do
Campus Cerro Largo). Representantes Docentes: Antonio Alberto Brunetta
(Campus Chapecó), Antonio Marcos Correa Neri (Campus Chapecó), Anderson
André Genro Alves Ribeiro (Campus Erechim), Joaquim Gonçalves da Costa
(Campus Laranjeiras do Sul). Representantes Discentes: Eloir Faria de Paula
(Campus Laranjeiras do Sul). Não compareceu à reunião por motivos
justificados o conselheiro: Silvani da Silva (Representante Técnico-
Administrativo Campus Realeza), Aparecido Francisco Bertochi dos Santos
(Representante Docente Campus Realeza), Ildemar Mayer (Representante
Docente Campus Cerro Largo). Representou seu titular o conselheiro
suplente: Sidinei Zwick Radons (Campus Cerro Largo). Não compareceu à
reunião: Bruno Souza Vendruscolo (Representante Discente Campus
Chapecó), Josué Mendes (Representante Técnico-Administrativo Campus
Realeza). Fizeram-se presentes à reunião: Adriana Salete Loss (Diretora de
Organização Pedagógica), Bráulio Adriano de Mello (Secretário Especial de
Tecnologia da Informação), Élsio José Corá (Diretor de Políticas de
Graduação), Angela Derlise Stübe (Diretora de Registro Acadêmico), Dariane
Carlesso (Pedagoga), Beatriz Gattermann (Pedagoga) e Debora Cristina Costa
(Técnica em Assuntos Educacionais). Verificado o quorum, a Presidente
cumprimentou a todos e declarou aberta a reunião. Em seguida, passou-se à
pauta. Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 4ª Reunião Ordinária
(16/11/2011): em discussão o professor Edemar Rotta sugeriu que constasse o
nome e o sobrenome das pessoas citadas na ata. A secretaria da Câmara de
Graduação acolheu positivamente a sugestão. Em votação, a ata foi aprovada
por unanimidade de votos. 1.2 Comunicados: a professora Claudia Finger-
Kratochvil informou que foi publicada a portaria 811/GR/UFFS/2011 que dispõe
sobre o horário especial de verão e disse que no período de matrículas haverá
atendimento nos três turnos, conforme acordado com os Coordenadores
Acadêmicos e de Unidade, a ser combinado com as equipes nos campi.
Solicitou que a professora Adriana Loss relatasse a reunião de formação dos
pedagogos da UFFS. A professora Adriana Loss apresentou a nova servidora
técnico-administrativo, Beatriz Gattermann, Pedagoga, que irá trabalhar na
Unidade Bom Pastor; também informou que a reunião de formação com a
professora Venice Teresinha Grings foi muito importante, pois, houve troca de
experiências e esclarecimentos sobre as atribuições do cargo de Pedagogo. A
pedagoga Dariane Carlesso complementou dizendo que ações como esta
visam ao fortalecimento do futuro Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP),
avaliando positivamente os trabalhos. A professora Claudia Finger-Kratochvil
esclareceu que a minuta do NAP será apreciada hoje; informou que a
PROGRAD realizou, nesta semana, reunião de avaliação dos trabalhos com os
Coordenadores Acadêmicos e de Unidades; relatou que, no mês de novembro,
foi realizado o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul e que, em
abril de 2012, haverá um segundo momento para discussão, na UFFS, sobre
grandes temas como evasão, expansão com qualidade e a relação da
universidade com a educação básica. O professor Antonio Alberto Brunetta
informou que em reunião, na Unidade Bom Pastor, os coordenadores de curso
solicitaram que, no próximo concurso para servidores técnico-administrativos,
sejam previstas vagas para Técnico em Assuntos Educacionais, a fim de que
estes possam auxiliar às coordenações de curso; ainda relatou que outro
objetivo desta reunião foi discutir o fluxo das informações na Unidade Bom
Pastor, citando o caso da Minuta das Monitorias e a ausência de discussões. A
professora Claudia Finger-Kratochvil informou que questões relativas ao fluxo
de informações e outros aspectos da estruturação e andamento das atividades
foram avaliados na reunião de planejamento institucional, no final do mês de
novembro, com toda a equipe diretiva, havendo consenso sobre a necessidade
de a cada ano, diante do contingente de novos alunos, estruturar as
coordenações acadêmicas e de unidades, e de preparar as secretarias de
apoio às coordenações de curso, pois o número de turmas novas aumenta
semestre a semestre. Encerrados os comunicados passou-se à apreciação do
item 2. Ordem do Dia. Após as inversões solicitadas a pauta ficou assim
definida: 2.1 Processo nº 23205.008217/2011-81 - Minuta de Resolução
sobre o Programa de Monitorias; 2.2 Processo nº 23205.008205/2011-57 -
Minuta de Funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP; 2.3
Processo nº 23205.008222/2011-94 – Bacharelado em Medicina
Veterinária; 2.4 Processo nº 23205.8221/2011-40 – Licenciatura em
Filosofia; 2.5 Processo nº 23205.009513/2011-08 – Minuta de Criação do
Laboratório Superior de Ensino e Aprendizagem Paulo Freire; 2.6 Política
de Criação de Cursos de Graduação da UFFS. Em votação foi aprovada por
unanimidade de votos. Passou-se ao item 2.1 Processo nº
23205.008217/2011-81 - Minuta de Resolução sobre o Programa de
Monitorias: Relator Conselheiro Bruno Souza Vendruscolo. Dando
continuidade às discussões da reunião passada, primeiramente, a professora
Claudia Finger-Kratochvil apresentou e fez a leitura do Memorando nº 01/2011
dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Geografia, História, Ciências
Sociais e Letras (Anexo I), que relata a ausência de debates sobre a Minuta de
Regulamentação de Monitorias na Unidade Bom Pastor. Em seguida,
apresentou e fez a leitura do Memorando nº 142/2011/CGUBP, da
Coordenação da Unidade Bom Pastor (Anexo II), em resposta ao Memorando
nº 01/2011 já citado. Na comunicação, o professor Antônio de Campos
esclarece a decisão dos Coordenadores de Curso da Unidade, em reunião no
dia 14 de dezembro, de discutir medidas para assegurar a participação das
Licenciaturas, sem assim acarretar prejuízos acadêmicos. O professor Antonio
Alberto Brunetta ratificou que a decisão foi tomada no intuito de não prejudicar
os alunos, mas sim, avaliar as sugestões da Câmara de Graduação ao
documento. Diante disso, em votação o voto do Relator foi aprovado por
unanimidade de votos (Anexo III), com destaques incorporados diretamente à
minuta (Anexo IV). Houve ampla discussão da Minuta de Monitorias e ressaltase
que as alterações foram diversas no que se refere ao acúmulo de bolsas,
número de vagas em virtude do orçamento, editais, proporcionalidade de
vagas entre os campi, valor da bolsa, fluxos, entre outros. O professor Antonio
Alberto Brunetta, oportunamente, lembrou a necessidade de se retomar a
elaboração do regimento interno dos colegiados dos cursos de graduação.
Intervalo de 15 minutos. Retornando às atividades passou-se ao item 2.2
Processo nº 23205.008205/2011-57 - Minuta de Funcionamento do Núcleo
de Apoio Pedagógico – NAP: Relator Conselheiro Eloir Faria de Paula.
Parecer Conselheira Claudia Finger-Kratochvil. Inicialmente, a professora
Claudia Finger-Kratochvil apresentou o Parecer, decorrente do pedido de vistas
ao processo. A leitura do relato foi iniciada, mas, diante das várias pequenas
mudanças solicitadas pelos conselheiros, incorporadas ao documento, o
cansaço de todos e julgamento de que era importante visualizar as mudanças
na peça original, optou-se por fazer uma leitura artigo a artigo, que gerou amplo
debate. Posto em votação, o Parecer (Anexo V) foi aprovado por unanimidade
de votos, com os vários destaques que foram incorporados diretamente à
minuta (Anexo VI). Constam também anexos a esta ata o relato do Conselheiro
Eloir Faria de Paula (Anexo VII) e a versão original da Minuta de
Funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico (Anexo VIII). Em seguida
passou-se ao item 2.3 Processo nº 23205.008222/2011-94 – Bacharelado em
Medicina Veterinária: Relator Conselheiro Anderson André Genro Alves
Ribeiro. O relator apresentou seu relato (Anexo IX) e informou que faltaram as
atas de aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina
Veterinária no processo encaminhado. A professora Claudia Finger-Kratochvil
pediu para constar em ata “a dificuldade que a PROGRAD e a Diretoria de
Organização Pedagógica têm tido para receber as atas dos colegiados dos
cursos, referente à aprovação dos PPCs”. O professor Anderson André Genro
Alves Ribeiro destacou a necessidade de serem criados na UFFS, programas
para o oferecimento de cursos de línguas para os alunos, pois em algumas
áreas é fundamental ter proficiência certificada, tanto para leitura de artigos
específicos, como para exercer a profissão. Em votação o voto do relator foi
aprovado por unanimidade de votos. Passou-se ao item 2.4 Processo nº
23205.8221/2011-40 – Licenciatura em Filosofia: Relator Conselheiro
Antonio Marcos Correa Neri. O relator apresentou o relato e o respectivo voto
(Anexo X). Posto em discussão, não houve alterações e relato foi aprovado na
íntegra por unanimidade de votos. Sendo dezessete horas e trinta minutos, não
havendo prorrogação do horário da reunião, encerrou-se a pauta, sendo que os
itens não deliberados retornarão automaticamente na próxima reunião. Os
conselheiros questionaram a agenda de reuniões da Câmara de Graduação
(CGRAD), considerando a primeira reunião do Conselho Universitário
(CONSUNI), no dia 28 de fevereiro. A professora Claudia Finger-Kratochvil
propos que a reunião da CGRAD ocorra 15 dias após o CONSUNI. Houve
consenso sobre esta sugestão. O professor Anderson André Genro Alves
Ribeiro sugeriu que as datas das reuniões sejam alternadas em relação ao
CONSUNI. O conselheiro Eloir Faria de Paula sugeriu que as reuniões, tanto
da CGRAD como do CONSUNI, sejam feitas por videoconferência e pela parte
da manhã. Os conselheiros também sugeriram que as reuniões das câmaras
ocorram na manhã das reuniões do CONSUNI. A professora Claudia Finger-
Kratochvil salientou a importância de otimizar as agendas entre as câmaras.
Sendo dezessete horas e quarenta e cinco minutos e não havendo mais nada a
tratar, foi encerrada a reunião, da qual eu, Debora Cristina Costa, Assistente da
Pró-Reitoria de Graduação, lavrei a presente Ata, que aprovada, será
devidamente assinada por mim e pela Presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 15 de dezembro de 2011.
Data de publicação: 12 de maio de 2017.
Claudia Finger Kratochvil
Presidente da Câmara de Graduação