ATA Nº 5/COLCEAQLS/UFFS/2022

ATA Nº 05 CCEAQ-LS/UFFS/2022 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Aos vinte dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e dois, às treze horas e trinta minutos, através do sistema de videoconferência Webex, reuniram-se os integrantes para reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do ano de dois mil e vinte e dois. Estiveram presentes os membros relacionados a seguir. A coordenadora do curso, Betina Muelbert, bem como, os docentes: Alexandre Monkolski, Bruno Fernandes de Oliveira, Humberto Rodrigues Francisco, Jorge Érick Garcia Parra, José Francisco Grillo, Marcos Weingartner, Maude Regina de Borba, os(as) discentes Leila Beatriz Alves Nascimento e Nicolas Antonio Teixeira de Paula, o técnico administrativo Renato Paulo Glowka e a secretaria executiva Marize Helena da Rosa Vendler que, representando a secretaria geral de cursos, foi responsável por lavrar a ata. Ainda, estavam presentes os professores do curso convidados para apresentação dos planos de ensino: Andresa Freitas, Gian Machado de Castro, Gisele Louro Peres e Jean Carlos Zocche, A coordenadora Betina cumprimentou a todos(as) e apresentou os pontos de pauta previamente encaminhados. 1 Ordem do dia: 1.2 Aprovação dos Planos de Ensino 2022.1: A professora Andresa apresentou o plano de ensino do CCR Matemática instrumental, metodologia com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologia ativa, na qual os alunos terão que estudar o conteúdo antes da aula, por meio de dez questões com definições de conceitos e na aula faz o estudo e exercícios. Também serão aplicados testes individuais, para os quais os alunos escolhem um exercício dado para resolução em sala de aula. As avaliações consistirão de três provas individuais sem consulta (P1, P2, P3), treze atividades individuais (A1 até A13) e seis testes (T1 até T6) durante o semestre. Na recuperação o aluno pode escolher se fará a recuperação de uma NP, de duas NPs ou das três NPs, a nota da recuperação será a nota que aluno tem mais a nota da recuperação dividia por dois. Plano de ensino de Matemática Instrumental adaptado para o aluno Elias Benvenhu, que tem dificuldade o visual. Alterou os conteúdos, para que o aluno possa aprender o básico da matemática e acompanhar os avanços das disciplinas de matemática, bem como dependendo do avanço dele poderá propor mais um semestre para terminar o conteúdo. As avaliações serão adaptadas na forma oral, escrita em braile ou por um estudando bolsista utilizando o material apropriado, sendo três provas individuais, seis atividades, trabalho extraclasse e atividades enviadas pelo moodle. Na recuperação o aluno pode escolher se fará a recuperação de uma NP, de duas NPs ou das três NPs, a nota da recuperação será a nota que aluno tem mais a nota da recuperação dividia por dois. A coordenadora Betina reforçou a importância da divulgação das notas aos alunos, as quais pelo regulamento tem o prazo de dez dias para retorno após a aplicação da avaliação. O professor Gian apresentou o plano de ensino de sica Geral, o qual foca no conteúdo de mecânica. As quatro aulas são divididas em duas partes, a primeira parte mas teórica e na segunda da parte dinâmica com exercícios, que podem ser feitos no laboratório de física ou no laboratório de informática. Além disso, os alunos contam com apoio de roteiro de estudo disponibilizado na plataforma moodle, que apresenta links de acessos a bibliografias e livros online. Conteúdo dividido em quatro módulos: conceitos básicos, cinemática, dinâmica e leis de conservação. Avaliação: Cada modulo terá como instrumento de avaliação, um Teste e um Trabalho de mesmo peso (50% de peso para cada instrumento do módulo e todos os módulos têm o mesmo peso, 25%). A recuperação para cada instrumento de avaliação de cada módulo, totalizando oito oportunidades de recuperação de notas, que poderão ser realizadas por todos os estudantes do CCR para recuperar ou melhorar suas notas. A média final é a nota dos módulos dividida por quatro. O atendimento é realizado após as aulas e com agendamento pelos canais de atendimento e-mail institucional (gian.castro@uffs.edu.br), mensagens pela plataforma Moodle (https: //moodle.uffs.edu.br/) ou Grupo no Telegram: Inserir link). A coordenadora Betina questionou sobre o aluno não ter computador para realizar os trabalhos. O professor Gian comentou que os alunos podem utilizar os computadores da biblioteca e algumas avaliações e teste são feitas no laboratório de informática. Além disso os CCRs de Física contam com dois monitores Valéria do curso de biologia e o Bruno do curso de Agronomia. O professor Grillo apresentou o plano de ensino de Biologia e ecologia do solo, atendimento na terça das 15h10 às 16h10 pode ser presencial ou pelo webex. Procedimentos metodológicos aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo, estudo dirigido, estudos de casos, questionários avaliativos, revisões bibliográficas e exercícios. Avaliação composta de NP1 (Prova 1 com peso de 70|% e trabalhos com peso de 30%) e NP2 (Prova 2 com peso de 50% e Trabalhos). A recuperação pode ser feita por todos os alunos que quiserem melhorar nota ou recuperar as notas da NA1 e NA2. O professor Jean Carlos apresentou o plano de ensino de Teoria Cooperativista I, comentou que o plano foi construído consultando os alunos, atendimento presencial terça-feira das 16h10 às 18h. Procedimentos metodológicos com aulas expositivas presenciais e postagem dos materiais trabalhadas no moodle, após o término de cada aula. Duas avaliações descritivas NP1 e NP2 e trabalhos. Em relação a novas oportunidades, as provas substitutivas serão realizadas ao final do semestre para os alunos que não alcançaram a média mínima final para aprovação (Nota mínima = 6,0). Dando-lhes direito da oferta de uma nova avaliação que será realizada de forma presencial. Esta nova avaliação de aprendizagem substituirá a nota final da avaliação 1 ou 2, de maneira que a menor nota entre as avaliações NA1 e NA2, será substituída pela nova avaliação de aprendizado. A professora Andresa abordou que acredita que pelo regimento da graduação todos os alunos devem ter oportunidade de avaliação substitutiva. O professor Jean expôs que verificará esta questão. A professora Gisele apresentou o plano de ensino de Química geral, atendimento nas terças-feiras (14h às 17h) e quartas-feiras (8h às 11h20), com agendamento via e-mail. Procedimentos metodológicos: aulas expositivas e dialogadas com texto da bibliografia indicada e artigos científicos atualizados. Instrumentos de avaliação: duas avaliações teóricas com peso de 70% da nota cada e dois trabalhos de pesquisas com peso de 30% da nota cada, sobre temas relacionados com a área de formação. Nova oportunidade recuperação da prova da NP1 e NP2, não podendo recuperar os trabalhos. A professora Gisele relatou que no tempo da coordenação de curso orientava que todos os alunos têm direito a recuperação e toda prova deve ter recuperação. A coordenadora Betina comentou que pedirá a coordenação acadêmica orientação sobre as oportunidades de recuperação. Apresentou o plano de ensino de Meio ambiente, economia e sociedade, no qual contará com a participação da doutoranda Ana Beatriz Goes Maia Marques em estágio docência na disciplina. Horário de atendimento ao estudante: Terça-feira e quarta-feira das 14-16h. Metodologia utilizada, aulas expositivas e dialogada, com duas aulas teóricas e práticas relacionadas ao conteúdo, ferramenta moodle para postagem de atividades. Avaliação em dois momentos NP1 (apresentação/resenhas/atividades + avaliação 1) e NP2 (apresentação de seminário/atividades + avaliação 2). Novas oportunidades que avaliação recuperação I (data para combinar) e avaliação de recuperação II. O professor Alexandre Monkolski apresentou o plano de ensino de Zoologia aquática, comentou sobre o conteúdo trabalhado; procedimentos metodológicos composto por aula dialogada com uso de quadro-negro e recursos de multimídia e vídeo como apoio didático; aula prática com visitas a ambientes com ecossistemas aquáticos para coleta de organismos e identificação em laboratório; atividade de identificação; elaboração de caderneta de aula prática com preenchimento de pranchas a partir da visualização de laminários e espécimes preservados em via líquida e seca e resolução de exercícios de revisão relacionados aos temas das unidades do conteúdo programático. Avaliação NP1 e NP2 compostas de: Prova periódica formal (prova teórica 70%); Avaliação diagnostica continuada com trabalhos de zoologia aquática (30%), elaboração de pranchas (15%) e a resolução de exercício (15%). Técnica exercício de revisão cíclica, na qual o aluno desenvolve as tarefas ao longo do semestre e realiza o processo de recuperação, ele pode refazer mais duas vezes as tarefas, as pranchas são realizadas em sala de aula e cada aula o material fica em sala, o que possibilita a recuperação. No final do semestre terá prova de recuperação substitutiva. O professor Bruno apresentou o plano de ensino de Desenho técnico, comentou que é um componente curricular prático, não faz provas e a toda aula os alunos fazem desenho com aplicação dos conteúdos apresentados, não é realizado prova substitutiva, o que é feito é a recuperação de aprendizagem auxiliando os alunos que tem maior dificuldade. Desta forma a avaliação é feita através de atividades práticas, realizadas em sala e fora dela; uma prova; um trabalho final e participação em aula. O professor Humberto apresentou o plano de ensino de Introdução à Informática, expôs que a prova substitutiva fica a critério do aluno fazer, a qual substituirá a menor nota das NPs. Todo material fica no moodle, a parte prática é realizada nos laboratórios e as provas no moddle. Atendimento via moodle ou conforme a demanda do aluno. Apresentou o plano de Estatística Experimental, aulas expositivas dialogadas (teoria, exemplos e exercícios de verificação e fixação). Avaliação teórica/prática composta por 3 Nps. Será aplicado uma avaliação substitutiva, para aqueles que tiveram desempenhos abaixo do esperado e avaliação processual, o docente acompanha o desenvolvimento dos discentes em suas atividades, identificando quando é necessário oferecer novas oportunidades de aprendizagem. Os professores Bruno e Humberto comentaram que tem sempre a discussão e a preocupação com avaliação substitutiva e não estão preocupados com proporcionar aprendizagem. Os planos apresentados foram considerados aprovados. Não havendo nada mais a tratar, a reunião foi encerrada as 15h45 e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela coordenadora do curso, Betina Muelbert, na condição de presidente do colegiado:

Marize Helena da Rosa Vendler___________________________________________________

Betina Muelbert________________________________________________________________

 

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 20 de maio de 2022.
Data de publicação: 01 de dezembro de 2022.

Betina Muelbert
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul